Topo

PM de Uberlândia encontra cerca de cem tablets do MEC queimados

Renata Tavares

Do UOL, em Uberlândia

05/06/2013 11h27

Tablets com a identificação do Ministério da Educação foram encontrados queimados e totalmente danificados em uma estrada de terra na zona rural de Uberlândia, 537 km de Belo Horizonte, no fim da tarde de terça-feira (4).

De acordo com o cabo da PM Márcio Gonçalves, não foi possível contabilizar a quantidade exata de equipamentos danificados.

“Não tivemos como ver a quantidade, porque estavam muito comprometidos e alguns quebrados. Acredito que sejam mais de 100”, informou. Peritos da PF (Polícia Federal) compareceram ao local e recolheram parte do material para fazer análise.

Segundo a PM, um homem passava pelo local, encontrou o material e fez a denúncia. “Chegamos por volta das 17h e eles já estavam queimados”, afirmou o cabo.

Roubo em Cuiabá

Os tablets, segundo o delegado da Polícia Federal Emerson Aquino, podem ter ligação com o roubo de 2,5 mil equipamentos em Cuiabá (MT), no dia 3 de abril deste ano. Naquela data, homens armados invadiram o galpão, onde os tablets estavam guardados desde dezembro do ano passado, anunciaram o roubo e levaram o material. 

Dois dias depois, parte da carga foi encontrada em Uberlândia por policiais militares em uma casa do bairro Tubalina, zona oeste da cidade. Um homem de 30 anos foi preso por receptação -- ele disse em depoimento ter apenas emprestado a casa para guardar os equipamentos.

Conforme o delegado Emerson Aquino, o restante dos envolvidos ainda não foram localizados. “Esse boletim de ocorrência será anexado à investigação que está em andamento”, disse Aquino.

Todos os equipamentos, segundo o Ministério da Educação, foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá e deveriam ter sido entregues no início do ano letivo para 16 escolas municipais, mas a Secretaria informou que aguardava a capacitação dos professores para que eles pudessem usá-los. Cada tablet foi adquirido por R$ 461,99.