Topo

MEC estabelece regras de projeto que estimula formação de professores do campo

Do UOL, em São Paulo

03/07/2013 11h13

O MEC (Ministério da Educação) publicou no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (3) uma portaria que institui a Escola da Terra. A medida visa promover a formação continuada de professores que atuam em escolas do campo e em comunidades quilombolas, em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental compostas por estudantes de variadas idades.

Além disso, o projeto pretende oferecer recursos didáticos e pedagógicos que atendam às necessidades dessas populações.

A formação continuada dos professores consiste em cursos de aperfeiçoamento, com carga horária mínima de 180 horas, e acompanhamento pedagógico e gestão.

O material didático e pedagógico será oferecido por intermédio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e consiste em kits compostos por jogos, mapas, recursos para alfabetização/letramento e matemática. 

De acordo com o portal do MEC, “a adesão à proposta de formação da Escola da Terra será feita pela secretaria estadual, distrital ou municipal de educação por meio do SIMEC, em módulo específico Escola da Terra, onde o gestor indicará as escolas e o número de professores cursistas a serem atendidos, assumindo como contrapartida o apoio necessário ao desenvolvimento da ação, conforme termo de compromisso.”

Serviço:
Coordenação Geral de Políticas de Educação do Campo
Diretoria de Politicas de Educação do Campo, Indígena para as Relações Étnico-Raciais
Esplanada dos Ministérios – Bloco L Anexo I Sala 402
CEP: 70.047-900  - Brasília/DF
Telefones: (61) 2022 9319/9011
Fax: (61) 2022 9009
E-mail: coodenacaoeducampo@mec.gov.br