PUBLICIDADE
Topo

Vestibular

Enem 2013: Prova de linguagens tem questões sobre cyberbullying e Steve Jobs

Luana Souza e Fernanda Calgaro

Do UOL, em Belo Horizonte e em Brasília

27/10/2013 16h29Atualizada em 27/10/2013 22h07

Aplicada neste domingo (27), a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias do Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio) apresentou questões sobre internet, cyberbullying  e hipertextualidade.

Veja também

  • Reprodução

    MEC elimina 24 candidatos que postaram fotos do Enem na internet

A questão sobre cyberbullying traz um texto que cita a relação entre o anonimato e a crueldade dos comentários e das ameaças na internet. Na prova amarela, a resposta correta da questão 131 é a letra "B"

A prova também queria saber o que é hipertexto, que deveria ser um novo modo de leitura e organização da escrita.

O exame também questionou sobre a influência das redes sociais nas manifestações do Egito. Na prova de inglês, havia um texto sobre Steve Jobs, o criador da Apple, que perguntava sobre a sua contribuição dele para o mundo digital.

Para discutir o uso da linguagem coloquial, uma das questões trouxe um trecho da música ?Até Quando?, do Gabriel O Pensador.

A carta de Pero Vaz de Caminha foi apresentada mais uma vez no Enem deste ano - ontem, havia uma pergunta na prova ciências humanas. Na prova de linguagens, o texto veio acompanhado de uma imagem do quadro de Cândido Portinari sobre o Descobrimento do Brasil. A pergunta era sobre a visão de índios e portugueses sobre o descobrimento.

Vários enunciados da prova usaram tirinhas de jornal, como uma da Mafalda, e outros elementos visuais, como cartaz, charge e fotografia. Uma das questões pedia a interpretação de uma piada.

Segundo dia de prova

Os candidatos têm até as 18h30 deste domingo (27) para responder as 90 questões de múltipla escolha das provas de linguagens e códigos e de matemática, além de escrever uma redação. 

Os professores do Curso e Colégio Objetivo farão a correção online do Enem 2013 aqui no UOL a partir das 19h30 (horário de Brasília. Confira a correção comentada do 1° dia.

Veja os candidatos que chegaram atrasados nas provas do Enem 2013
Veja os candidatos que chegaram atrasados nas provas do Enem 2013
$escape.getHash()uolbr_tagAlbumEmbed('tagalbum','73252', '')

Vestibular