Inep muda checagem e deixa escolas top fora do ranking do Enem 2012
Cinco das dez escolas com as maiores médias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 ficaram fora da lista geral divulgada nesta terça-feira (26) pelo MEC (Ministério da Educação). As escolas Objetivo Colégio Integrado (SP), Ari da Sá Cavalcante (CE), Instituto Dom Barreto (PI), Integrado de Mogi das Cruzes Objetivo Colégio (SP) e Santo Antônio (MG) não puderam nem saber a nota que tiraram no exame de 2012.
O erro poderia ter sido evitado, dizem as instituições, caso o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) tivesse mantido a checagem prévia de dados, como foi feito no Enem 2011.
"No ano passado, nós tínhamos uma senha para acessar os dados da escola antes e ver se existiam inconsistências", afirma a Vera Lúcia Antunes, do Objetivo de Mogi das Cruzes -- a 7ª melhor escola no Enem 2011. "Antes da divulgação das médias do Enem 2011 tivemos cerca de dez dias para conferir se o número de alunos e as médias estavam corretas", diz.
Questionado por telefone e duas vezes por e-mail, o Inep não respondeu sobre o motivo da mudança na checagem prévia de dados. Segundo o instituto, as instituições ficaram de fora porque ?não atendem aos critérios de divulgação?. As escolas podem recorrer da média até o dia 4 de dezembro.
No topo
Primeiro colocado em 2011, o Objetivo Integrado, de São Paulo, ficou de fora da divulgação deste ano. "No nosso caso, o problema foi uma inconsistência entre o número de matriculados na escola (42) e o número de inscritos no Enem que diziam ser alunos do Objetivo Integrado (43)", afirma José Augusto Nasr, diretor do Grupo Objetivo.
O problema ocorre porque os alunos é que indicam o colégio que concluíram ou vão concluir o ensino médio. No caso do Objetivo Integrado, por exemplo, cinco alunos que não eram da escola preencheram incorretamente o formulário do Enem 2012. "Em 2011, também tivemos problemas desse tipo, mas eles foram corrigidos com antecedência, porque os dados foram enviados antes para as escolas", afirma Nasr.
O Objetivo pediu a correção das informações e diz que os seus dados devem ser divulgados pelo Inep até quarta-feira (27). A escola afirma que pediu os boletins de desempenho dos seus alunos e calculou a média geral: 740,81. Se os números forem confirmados pelo Inep, o Objetivo Integrado será novamente o primeiro colocado das escolas no Enem - até agora, a melhor média do exame de 2012 é do Colégio Bernoulli, de Belo Horizonte, de 722,15.
"Irresponsabilidade"
Também ficaram fora o Santo Antônio, de Belo Horizonte, e o Instituto Dom Barreto, de Teresina -- 9ª e 6ª maiores médias de 2011. "É uma tremenda irresponsabilidade do Inep. Protocolamos na manhã de hoje um pedido de posicionamento sobre a divulgação dos dados", disse o frei Jacir de Freitas, diretor e coordenador pedagógico do colégio Santo Antônio.
Em Fortaleza, o colégio Ari de Sá Cavalcante não sabe o que motivou a sua saída da lista das notas divulgadas hoje pelo Inep. O colégio teve a 5ª maior média no Enem 2011. Ao UOL, eles informaram que, durante a checagem prévia de 2011, perceberam um erro na participação de alunos na prova e pediram a correção -- o que foi feita antes da divulgação oficial das notas.
O Ari de Sá, o Santo Antônio e o Objetivo Integrado de Mogi já enviaram ofícios ao Inep, mas ainda não receberam um posicionamento oficial sobre a falha na divulgação das notas. Os responsáveis pelo Dom Barreto não foram encontrados para comentar o caso.
As instituições dizem que tiveram mais de 10 alunos e mais de 50% dos estudantes inscritos no Enem 2012. Além disso, elas podem ter saído da lista por incompatibilidade de informações entre o Enem e o Censo Escolar. Neste caso, o erro poderia ter sido corrigido pelas escolas, caso os dados fossem divulgados com antecedência para checagem, como foi feito em 2011 pelo Inep.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.