Topo

Estudantes do MST protestam no MEC contra fechamento de escolas no campo

MST faz manifestação em frente ao MEC contra fechamento das escolas no campo - Reprodução/Facebook
MST faz manifestação em frente ao MEC contra fechamento das escolas no campo Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

12/02/2014 10h39Atualizada em 12/02/2014 15h39

Crianças e professores do MST (Movimento Sem Terra) protestam na manhã desta quarta (12) em frente ao prédio principal do MEC (Ministério da Educação). A organização do evento contabiliza 750 participantes. 

Com tambores e batucadas, as crianças puxam o coro dos gritos de protesto. Segundo o MST, as crianças saíram em marcha do Ginásio Nilson Nelson, onde acontece o 6º Congresso do MST, e pretendem permanecer por lá até o meio-dia. 

Segundo a assessoria de imprensa do MEC, o ministro Henrique Paim (Educação) vai receber um grupo para conversar.

Eles protestam contra o fechamento de escolas no campo. Segundo o MST, foram encerradas as atividades de 37 mil escolas do campo nos últimos 12 anos.

Segundo a assessoria de imprensa do Inep, autarquia do MEC responsável pelo Censo da Educação Básica, havia 117.164 estabelecimentos de educação básica na zona rural em 2000. Em 2012, o número caiu para 74.112.

  • Reprodução Twitter/Daniel Cara

    Crianças gritam: "ô, seu ministro, cadê você? Os sem terrinha estão aqui só para te ver"

Por volta do meio-dia, o ministro Henrique Paim desceu até a entrada do edifício para ouvir a carta escrita pelos "sem terrinha", as crianças do MST. ”Queremos que vocês tenham melhores condições para a educação no campo, e esse é um trabalho permanente”, afirmou o ministro.  

Segundo ele, foi enviado um projeto de lei ao Congresso para que as comunidades sejam ouvidas antes do fechamento de uma escola. 

Após o encontro com o ministro, as crianças e os participantes do protesto deixaram o MEC.