Topo

Alunos da Unirio protestam por bandejão com macarronada

Do UOL, em São Paulo

28/03/2014 13h24

Estudantes da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) fizeram uma macarronada na quinta-feira (27) no campus da Urca (zona sul do Rio) para protestar pela falta de bandejão na universidade. Parte da obra do restaurante universitário, entregue em 2013, teve que ser refeita e atrasou inauguração do prédio.

O almoço durou cerca de duas horas e os pratos eram vendidos por R$ 2 cada –quem não tinha dinheiro não precisava pagar, segundo o DCE (Diretório Central de Estudantes). Cerca de 200 pessoas aproveitaram o protesto para almoçar.

Segundo a reitoria, uma série de problemas foi detectada logo após a entrega parcial da obra do restaurante, no fim de 2013. Desse modo, acabamentos, esquadrias, instalações elétricas e sistemas de exaustão estão sendo refeitos ou reforçados por outras empresas.

Além disso, quase metade dos equipamentos licitados ainda está em processo de avaliação ou substituição por não cumprirem as especificações do edital.

“Organizamos a macarronada para mostrar que não precisa de muito para atender os estudantes. Trouxemos parte da comida pronta de casa e esquentamos em um fogão comum, de quatro bocas”, diz Alexandre de Farias, coordenador geral do DCE. “O que falta é vontade política para finalizar esse projeto”.

Mais de 30 anos sem bandejão

A Unirio foi fundada em 1979 e, segundo o último censo (de 2012), tem 9.600 estudantes de graduação e 2.400 matriculados na pós-graduação. A instituição tem seis campi na cidade do Rio de Janeiro.

A universidade informou que ainda não definiu quantas refeições serão oferecidas por dia no restaurante, que deve ter café da manhã, almoço e jantar para os estudantes.

“O objetivo é oferecer alimentação balanceada e desenvolvida em adequados padrões higiênico-sanitários para a comunidade da Unirio, em especial para os estudantes. Para tanto, será contratada uma empresa especializada em alimentação institucional”, disse a instituição em nota.

A universidade diz que uma comissão foi montada para acompanhar as obras restantes. Três alunos devem fazer parte dessa comissão. De acordo com a reitoria, o prédio será entregue no primeiro semestre deste ano. A reitoria não informou se a empresa que executou a obra inicialmente sofreu algum tipo de punição.

O restaurante está localizado no bairro da Urca, onde funcionam três campi da Unirio, a reitoria e setores administrativos. Os outros campi da Unirio são o Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (Botafogo), o Instituto Biomédico (centro) e a Escola de Medicina (Tijuca).