Enem 2014: Candidatos saem antes das 15h no PR; fiscal será repreendido
Faltando 10 minutos para as 15h deste sábado (8), a estudante Deisi Lisowski, 17, saía do bloco 1 (amarelo) da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), em Curitiba. De acordo com as regras do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os candidatos só podem deixar o local de prova após duas horas do início. A jovem conta que não foi orientada pelos fiscais durante o exame.
Segundo Deisi, ela terminou a prova e ficou esperando o fiscal. "Perguntaram se eu queria sair ou esperar até as 17h para ficar com o caderno de questões. Disse que eu queria sair", conta a jovem que fez a prova como treineira e quer cursar Fotografia. A jovem não foi a única. A equipe do UOL viu mais cinco candidatos deixarem o mesmo bloco antes do horário determinado.
Deisi fez o exame na sala A3. Outra estudante, que estava na mesma sala, confirma o fato. "Eu também estava saindo, mas mandaram esperar. Outro menino que já tinha saído e estava no corredor foi trazido de volta", relata Diane Guimarães Mariano, 21 anos, que quer usar a nota do Enem para conseguir uma bolsa de estudos na faculdade de Administração que cursa. Diane saiu logo após as 15h.
As estudantes contam que os fiscais foram questionados sobre o tempo mínimo para permanecer em sala, mas disseram que não tinha essa exigência. "Ainda perguntei se podia sair e o fiscal disse: 'Pode'", conta Deisi.
Fiscal será repreendido
O coordenador de aplicação de prova no bloco amarelo, Leonardo Pacholek, afirma que os fiscais foram orientados e a informação constava em edital. "O fato será relatado em uma ata de sala para ser analisado depois. O fiscal será repreendido", diz.
Cerca de 4,5 mil candidatos fazem as provas em seis blocos da PUC-PR.
9 Comentários
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
A UOL produz cada chamada bizarra (SIC !!) puro exibicionismo dessa concorrente e vindo do PR do psdb toda duvida sobre armação fica. As outras manchetes vão na mesma direção ... Tentativa de desqualificar o mecanismo que permite ascensão social ... pois criado pelo PT logo vamos buscar agulha em ... Que tal a UOL fazer um papel jornalístico positivo entrevistando os milhares de jovens ávidos por fazer desse pais um lugar mais justo ao prestar o Enem? Ah talvez nao de "audiência" além de que plantaria um ambiente social mais saudável ...
Eu trabalho aplicando provas de concurso, enem, enade e OAB há alguns anos. Neste ano eu me submeti à prova. A conduta dos fiscais varia muito de um local para outro. O ato de eliminar um candidato é determinada pelos coordenadores e é sempre o último recurso. No caso de um aluno preencher o gabarito com caneta azul ou lápis não se deve eliminá-lo. Embora no edital diga que o aluno será eliminado sumariamente não é o que deve ocorrer. Deve-se registrar o ocorrido em ata, fazer o examinando assinar e juntar a prova dele com as demais. Se, na hora da correção os examinadores assim entenderem, então ele será eliminado. Outra coisa é com relação ao horário mínimo para a saída. Caso o aluno/examinando queira deixar o local de provas antes do horário, isso deve ser registrado em ata também. Nunca, jamais, em hipótese alguma, pode-se "prender" alguém dentro da escola. Se ele quiser sair, deixa sair, apenas informe que ele será excluído do certame.