Topo

Por falta de segurança, aulas de curso da UnB são canceladas por uma semana

Comunidade acadêmica da UnB reclama da falta de segurança à noite em pontos isolados como, por exemplo, o subsolo do ICC Sul - Edgard Matsuki/UOL
Comunidade acadêmica da UnB reclama da falta de segurança à noite em pontos isolados como, por exemplo, o subsolo do ICC Sul Imagem: Edgard Matsuki/UOL

Edgard Matsuki

Do UOL, em Brasília

20/03/2015 13h03Atualizada em 20/03/2015 13h03

Por falta de segurança, os aluno de artes visuais da UnB (Universidade de Brasília) estão sem aulas há uma semana. A suspensão das atividades do curso se deu após um incidente ocorrido na última segunda-feira (16). Na ocasião, um morador de rua conhecido como Renatinho ameaçou uma estudante e uma professora após a saída da aula, no ICC Sul (um dos principais prédios da instituição).

De acordo com o departamento de artes visuais, Renatinho abaixou as calças e tentou cuspir na aluna e professora. Apesar de ter sido levado pela polícia no dia do incidente, o morador de rua já foi visto circulando pela universidade no outro dia. O departamento afirmou que, caso ocorra um novo incidente, as aulas (que devem voltar na segunda-feira (23) voltarão a ser suspensas.

Não é a primeira vez que Renatinho é acusado de agressão. Em 2013, ele agrediu uma aluna e em 2014 um professor. Membros da comunidade acadêmica afirmam que algumas pessoas sentem medo do morador de rua: “Ele tem, normalmente problema com mulheres. Fica mexendo e elas sentem medo”, diz um funcionário da universidade que não quis se identificar.

Insegurança

Apesar de apenas as aulas de artes visuais terem sido suspensas, estudantes de outros cursos da UnB também passam por problemas com a falta de segurança na universidade. O Centro Acadêmico de química, que fica próximo ao local do incidente da última segunda-feira, foi roubado três vezes em 2014 e foi arrombado já na primeira semana de aula.

“Ano passado roubaram o videogame que ficava aqui. Este ano, foram roubadas uma caixa de som e uma tomada de réguas. Como aqui é isolado, nunca passa segurança”, diz o estudante de química Antenor Passamani. 

A falta de iluminação e de policiamento, principalmente no subsolo da universidade, é um dos motivos apontados pelos estudantes para os problemas de segurança. “Aqui é muito vago, sem policiamento porque é aberto, sem luz. Além disso, a universidade é em campo aberto. Qualquer um pode entrar”, aponta a estudante de arquitetura Camila Alves.

Camila também reclama da falta de iluminação entre os prédios da UnB. “Quando temos que andar entre os prédios ou estacionar, o perigo aumenta. O pior é que até registramos boletim quando ocorrem os roubos, mas não dá em nada”, diz Camila.

UnB diz que vai melhorar segurança

Diante das paralisações das aulas e problemas de segurança, a reitoria da UnB apontou que está tomando algumas medidas para aumentar a segurança no local. De acordo com nota publicada no site da instituição, a universidade pediu à Polícia Federal medidas para aumentar a segurança.

Sobre o caso de Renatinho, a UnB apontou que as ocorrências de agressão extrapolam as competências da universidade, mas que ele foi preso novamente na última quinta-feira (19) e que será encaminhado para tratamento psicológico. A UnB não soube informar por quanto tempo Renatinho ficará detido.