Topo

Museu nega erro matemático apontado por estudante de 15 anos

Para o museu, a mostra Mathematica apresenta uma forma menos comum da equação da proporção áurea - Flickr/Sandro Enomoto
Para o museu, a mostra Mathematica apresenta uma forma menos comum da equação da proporção áurea Imagem: Flickr/Sandro Enomoto

Do UOL, em São Paulo

22/07/2015 15h28

O Museu de Ciência de Boston negou que a equação da proporção áurea, presente em uma exposição fixa há mais de 30 anos, esteja errada. Em comunicado no Twitter, a administração afirmou que “a maneira que a equação é apresentada é menos comum, porém não menos precisa”. As informações são do site britânico “Daily Mail”.

O caso ganhou repercussão depois que o estudante do ensino médio Joseph Rosenfeld, 15, apontou um erro no painel: a equação apresentava um sinal de subtração no lugar de um sinal de adição. Depois de visitar a exposição, Joseph deixou um recado na recepção do museu apontando o erro. Em resposta, a administração do local enviou uma carta ao estudante avisando que o painel seria corrigido. 

A equação da proporção áurea é usada em diversas áreas, como geometria, arquitetura e artes plásticas. No Twitter, a administração também comemorou o entusiasmo de Joseph com a exposição: “É ótimo que, pelo país, as pessoas discutam matemática e ciência e que, neste processo, nós também conseguimos aprender algo".