Topo

Professora diz que síndrome de Down é 'horrível' e causa revolta

Movimento Down critica professora da Facha - Reprodução/Facebook
Movimento Down critica professora da Facha Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

19/08/2015 16h03

Uma professora do curso de comunicação social da Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso), no Rio de Janeiro, gerou revolta dos alunos após comentar, em sala de aula, que a síndrome de Down é "horrível". O caso teria acontecido na última sexta-feira (14).

Nas redes sociais, Elisa de Souza Pinto, aluna do curso, afirmou que a declaração ocorreu quando a docente estava explicando que os alunos teriam de produzir um documentário para a disciplina.

"Não me venha com documentário sobre gente com síndrome de Down porque podem até achar bonitinho, mas aquilo é horrível. Não é normal. Não adianta, eu odeio ver. Agora vem 10 semanas de Drauzio Varella com esse tema. Um saco. Quem quer ver isso?", teria dito, em referência à série "Qual a diferença?", que o programa Fantástico, da Rede Globo, começou a exibir desde o último dia 9.

A aluna contou que rebateu a posição da professora, mas ela teria continuado. "Ninguém quer um filho com síndrome de Down, você quer?" Elisa acabou trancando a disciplina após o ocorrido.

A ONG Movimento Down repudiou o caso em sua página no Facebook. "São mais do que graves o preconceito e a ignorância proferidos por uma professora universitária, que tem imensa responsabilidade enquanto (in)formadora. Mas, mais do que lamentável, é crime."

Em nota oficial, o diretor-geral da Facha, o professor Paulo Alonso, afirmou que o pensamento da professora é "totalmente fora dos princípios éticos e morais que regem a instituição há 44 anos". "Lamento profundamente esse mais do que triste episódio e informo que a docente será chamada a se explicar, se é que existem explicações para fato tão repugnante", diz.