Topo

Escola em MG é incendiada e mais de mil alunos ficam sem aula

Equipe Positiva
Imagem: Equipe Positiva

Rayder Bragon

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

02/06/2016 14h22

Os estudantes da Escola Estadual Deputado Teodósio Bandeira, localizada na cidade de Três Pontas (282 km de Belo Horizonte – sul de Minas Gerais), tiveram as aulas canceladas ontem (1º) em razão de um incêndio provocado por quatro adolescentes.

De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos, com idade entre 15 e 17 anos, foram identificados por meio de imagens captadas pelas câmeras de segurança do local. Eles entraram na escola durante a madrugada com a intenção de furtar objetos do local. Como alegaram não ter encontrado nada de valor, resolveram atear fogo no recinto, que se alastrou para vários cômodos.

Homens do Corpo de Bombeiros precisaram de mais de cinco horas de trabalho para apagar as chamas. Não houve feridos. A polícia não soube precisar qual produto eles utilizaram para iniciar o incêndio.

Pelo levantamento prévio da PM e dos bombeiros, a sala da vice-diretora, do arquivo morto e outras três salas, incluindo uma onde funcionava um consultório dentário, foram consumidos pelas chamas. Além disso, a parte elétrica foi afetada e mais de R$ 9 mil em material esportivo foram perdidos.

Os adolescentes, ainda de acordo com informações da polícia, foram recolhidos para o sistema prisional de Três Pontas e vão ficar acautelados provisoriamente pelo prazo de cinco dias, prorrogáveis pelo mesmo prazo, à disposição da Justiça.

O UOL entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais e, por meio de nota enviada pela pasta, foi informado que engenheiros da Superintendência Regional de Ensino de Varginha (298 km de Belo Horizonte) estiveram nesta quarta-feira (1º) na escola para avaliar os danos e o nível de comprometimento da estrutura do prédio. Um laudo técnico será produzido.

A secretaria declarou também que a escola não conta com vigia noturno. Nesse período em que não haverá aulas, um espaço temporário para atendimento dos alunos dos turnos da manhã e da tarde será organizado. Os estudantes da noite vão ser alojados na Escola Estadual Professor Jacy Junqueira Gazola.

Ao todo, a escola possui 1.400 alunos. A retomada das aulas está prevista para a próxima segunda-feira (6).