Topo

Uerj: professores encerram greve e começarão ano letivo de 2017 na 2ª (28)

As aulas estavam paralisadas desde o dia 1º de agosto - José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo
As aulas estavam paralisadas desde o dia 1º de agosto Imagem: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, no Rio

24/08/2017 20h40

Os professores da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) decidiram suspender a greve da categoria, iniciada no dia 1º de agosto. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (24), durante uma assembleia que analisou o pagamento dos salários atrasados e a decisão da reitoria de retomar o calendário de aulas para 2017.

As aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (28), dando início ao início do ano letivo de 2017 para a universidade, atrasado em função de paralisações e da grave crise financeira no Estado.

"Nós avaliamos que da semana passada para cá, o governo assumiu alguns compromissos com a categoria. Em função disso, decidimos pela suspensão", afirmou a professora Lia Rocha, presidente da Associação dos docentes da Uerj. Na quarta-feira os professores paralisam os trabalhos novamente para avaliar as ações do governo e a a retomada ou não da greve.

Os professores iniciaram a greve um dia depois de a reitoria da universidade adiar por tempo indeterminado o início do ano letivo, que começaria no dia 1º de agosto. Na última sexta-feira (18), a universidade decidiu pela retomada das aulas.

Entre os motivos elencados para a suspensão, estavam as condições precárias de manutenção da universidade, com o não-pagamento das empresas terceirizadas responsáveis pela segurança e limpeza, e o atraso de mais de dois meses nos salários dos professores, que começou a ser regularizado na semana passada pelo governo fluminense.