Fuvest

Terminam hoje as inscrições para a Fuvest 2018; veja como fazer

Do UOL, em São Paulo

  • Aline Arruda/UOL

Terminam nesta segunda-feira (11), às 23h59, as inscrições para a Fuvest 2018, que seleciona alunos para vagas na USP (Universidade de São Paulo). As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet e a taxa de inscrição é de R$ 170.

A prova da Fuvest 2018 selecionará alunos para 8.402 vagas oferecidas pela USP, sendo 3.416 na área de humanidades, 3.026 em ciências exatas e 1.960 em ciências biológicas.

São oferecidos cursos nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo.

Provas

O vestibular da Fuvest será realizado em duas fases. A primeira, no dia 26 de novembro, terá 90 questões objetivas de biologia, química, física, geografia, história, inglês, matemática e português.

A segunda, que acontecerá de 7 a 9 de janeiro de 2018, terá 10 questões discursivas de português e 16 questões discursivas de biologia, física, história, geografia, inglês, química e matemática, além da prova de redação e mais duas ou três provas específicas de acordo com o curso escolhido pelo candidato.

Antes mesmo da primeira fase, candidatos aos cursos de artes visuais, artes cênicas e música deverão fazer provas específicas. Elas serão aplicadas entre os dias 8 e 13 de outubro.

A previsão é que o resultado final do vestibular seja divulgado no dia 2 de fevereiro.

Estudantes que estejam cursando o 1º ou o 2º ano do ensino médio em 2017 poderão participar da Fuvest como "treineiros". Há três opções de carreira nessa modalidade: treinamento humanidades, treinamento biológicas e treinamento exatas.

Cotas

Este é o primeiro vestibular da Fuvest a adotar o sistema de cotas sociais e raciais, aprovado pelo Conselho da USP em julho deste ano. 

O aumento da reserva de vagas será gradual: em 2018, 37% das vagas deverão ser destinadas a alunos de escola pública. Essa proporção deve subir para 40% em 2019 e 45% em 2020, até chegar a 50% em 2021.

Dentro dessa cota da rede pública, deverão ser reservadas vagas para pretos, pardos e indígenas. A proporção deverá ser a mesma da presença dessa população no Estado de São Paulo. 

Isenção e redução da taxa

Candidatos interessados na isenção ou redução da taxa de inscrição tiveram até o dia 7 de agosto para solicitar o benefício.

O resultado dos pedidos foi divulgado na última sexta-feira (18) pela Fuvest. Mesmo os candidatos beneficiados com a isenção devem se inscrever no processo seletivo, já que a inscrição no vestibular não é automática.

Sisu

A USP ainda disponibilizará outras 2.745 vagas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do MEC (Ministério da Educação).

O processo de ingresso por esse sistema tem como base de seleção a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e também seguirá um sistema de cotas: 1.312 vagas serão reservadas para estudantes de escolas públicas de qualquer etnia e outros 1.312 postos serão ocupados por estudantes da rede pública que se declaram como pretos, pardos ou indígenas. 

Neste ano, a Fuvest não selecionará alunos para vagas no curso de medicina da Santa Casa de São Paulo.

Outras informações podem ser consultadas no manual do candidato.

Confira o calendário da Fuvest 2018:

Início das inscrições: 21 de agosto

Término das inscrições: 11 de setembro

Divulgação do calendário da prova de habilidades específicas: 2 de outubro

Prova de habilidades específicas de artes visuais: 8 de outubro

Prova de habilidades específicas de música (São Paulo): 8 a 13 de outubro

Prova de habilidades específicas de música (Ribeiro Preto): 9 a 13 de outubro

Divulgação dos locais de prova da 1ª fase: 17 de novembro

Prova da 1ª fase: 26 de novembro

Divulgação dos candidatos convocados para 2ª fase: 18 de dezembro

Divulgação dos locais de prova da 2ª fase: 18 de dezembro

Prova da 2ª fase: 7 a 9 de janeiro de 2018

Prova de habilidades específicas de artes cênicas: 10 a 12 de janeiro de 2018

Divulgação dos candidatos aprovados na 1ª chamada: 2 de fevereiro de 2018

Período de matrículas dos aprovados pela internet: 5 e 6 de fevereiro de 2018

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos