Topo

Depressão e problemas psicológicos fazem universitários trancar matrículas

Ana Sophia Coimbra fazia duas faculdades, mas resolveu trancar o bacharelado - Karina Yamamoto/UOL
Ana Sophia Coimbra fazia duas faculdades, mas resolveu trancar o bacharelado Imagem: Karina Yamamoto/UOL

Karina Yamamoto

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/12/2017 04h00

É final de tarde em São Bernardo, no ABC paulista, e grupos de universitários se reúnem e conversam animadamente em frente ao prédio em que terão aula dali algumas horas. 

Eles se revezam no violão. O repertório é eclético, de pops românticos a MPB. O clima parece de festa, até que se toca num assunto tão delicado quanto cotidiano para eles: a ansiedade e a sobrecarga da vida universitária. 

Na roda, que começa com nove universitários, todos se angustiam com a cobrança do ensino superior.

Dois deles tinham acabado de pedir trancamento do semestre por motivos psicológicos. "Eu estou com o meu laudo aqui na mão, vou até a secretaria daqui a pouco", disse um rapaz que pediu anonimato.

Ele contou que não estava mais aguentando a carga por sofrer de ansiedade e que não conseguiria aproveitar os créditos das matérias que já havia cursado --o trancamento se referia ao semestre anterior. As disciplinas não entrariam em seu currículo, o que é uma possibilidade na UFABC (Universidade Federal do ABC).

Quase ao mesmo, todos começam a listar motivos para que a ansiedade --e em alguns casos até a depressão-- se instale.

Segundo os estudantes, a cobrança acadêmica da vida universitária é alta: muito conteúdo, trabalhos e provas. E muitos deles fazem jornada dupla, seja porque trabalham, seja porque fazem mais uma graduação.

Ana Sophia Coimbra, 20, mora no Tatuapé, faz direito matutino na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e o bacharelado em ciências e humanidades à noite na UFABC, em São Bernardo, desde 2016.

Em sua opinião, o esforço de levar duas graduações ao mesmo tempo vai "valer a pena para o futuro profissional". Só que ela já desistiu de terminar as duas no tempo mínimo.

Neste final de semestre, ela pediu o trancamento na UFABC. O sorriso largo de Sophia desaparece quando ela conta que a rotina é bastante puxada, desgastante e estressante. O final do ano é quando as provas das duas graduações se acumulam.

UFABC - Karina Yamamoto/UOL - Karina Yamamoto/UOL
Prédio da área de humanas da UFABC em São Bernardo
Imagem: Karina Yamamoto/UOL

"Neste último quadrimestre, que seria o que eu já deveria pegar as matérias de economia, não consegui pegar nenhuma", diz Sophia. Na UFABC, o aluno escolhe as disciplinas que deseja fazer a partir das notas anteriores. O bacharelado permite especializações, como economia, filosofia ou políticas públicas.

"Foi um quadrimestre bem difícil, também sofri com ansiedade e estresse", conta, sem querer especificar o motivo para o trancamento do curso.

Outros alunos que se aproximam concordam que a ansiedade e a sobrecarga estão bastante presentes na rotina.

"Problema que a gente sempre vê por aqui"

O problema é tão corrente que há uma instância institucional na UFABC para apoiar os alunos. As duas entidades estudantis que atuam no campus, o DCE (Diretório Central dos Estudantes) e a Caap (Central Acadêmica de Atividades Poliesportivas), têm esse assunto em suas preocupações. Já o DCE promoveu discussões e debates.

No final de novembro, uma postagem em sua página no Facebook convocou os alunos: "Saúde mental importa! Neste fim de quadrimestre, não deixe de lado algo tão importante quanto suas notas".

Já a Caap aposta na prática de esportes para enfrentar a ansiedade e o estresse. Naquele final de dia, em São Bernardo, alguns alunos jogavam vôlei de praia, na quadra de areia inaugurada há pouco tempo.

Esporte contra depressão - Karina Yamamoto/UOL - Karina Yamamoto/UOL
Luiz Felipe Sallani (à esq.) e Warley Brenke, que divulgam os esportes como válvula de escape para a ansiedade
Imagem: Karina Yamamoto/UOL

Entre os esportistas, havia dois diretores da entidade: Luiz Felipe Sallani e Warley Brenke. Eles contam que tentam incentivar a prática de esportes como uma válvula de escape.

"A gente não comenta isso no dia a dia, a gente fala das coisas boas", diz Luiz Felipe ao ser questionado se problemas psíquicos fazem parte dos seus relatos sobre a universidade. "Mas isso [ansiedade, depressão, sobrecarga] é um problema que a gente vê sempre por aqui", completa Warley. 

Situação tem se agravado, dizem professores

O percentual de sofrimento psíquico entre os universitários chega a 49,1% - ou seja, um a cada dois estudantes brasileiros do ensino superior sofre com problemas psicológicos. Esse número é o resultado de estudo feito a partir de 1.375 artigos internacionais que analisam a rotina de alunos da área da saúde. Como comparação, o percentual do cidadão brasileiro médio gira em torno de 30%.

"Sentir-se ansioso ou triste em determinadas situações faz parte da vida, mas esse quadro chama a atenção nessa faixa da população", explica a psicóloga Karen Graner, uma das autoras do estudo, em conjunto com a professora Ana Teresa de Abreu Ramos Cerqueira, da Unesp (Universidade Estadual Paulista), em Botucatu.

"A percepção dos alunos sobre sua vivência na universidade pode influenciar a sensação de bem-estar. Chamo aqui a atenção também para fatores que ainda vêm sendo pouco investigados, como a percepção de discriminação social, de violência escolar, como a prática do trote, problemas atuais nas universidades brasileiras e que podem favorecer ou intensificar o sofrimento entre os estudantes", completa Graner.

Alguns professores ouvidos pela reportagem do UOL relatam que o problema tem se agravado nos últimos anos.

Victor Setti - Karina Yamamoto/UOL - Karina Yamamoto/UOL
Victor Setti usou a prevenção de suicídio como tema de estudo
Imagem: Karina Yamamoto/UOL

Quem trabalha com os estudantes diretamente concorda com essa percepção. "Existem situações na universidade que geram estresse", diz Rinaldo Molina, coordenador do Proato (Programa de Atenção e Orientação a Discentes), instituído no Mackenzie em agosto de 2015 em caráter experimental e que foi oficializado em fevereiro de 2017.

Os alunos do curso de psicologia já recebiam algum atendimento, segundo Molina, mas esse programa visa atender toda a universidade "porque o problema estava crescendo".

Cada estudante encara os desafios de maneira diferente. A proximidade com a questão da depressão --por causa da mãe-- e com a ideia de se matar --fruto da sua própria condição psicológica-- levou o estudante da UFABC Victor Setti, 23, a tomar a prevenção de suicídio como tema de estudo.

Gabriel Bondan - Karina Yamamoto/UOL - Karina Yamamoto/UOL
Gabriel Victor Bondan dorme 4 horas por noite e diz lidar bem com o estresse
Imagem: Karina Yamamoto/UOL

"De tanto pensar nisso [ele conta que teve um esgotamento psíquico em 2015 e pensou em se matar], acabou que comecei a estudar na filosofia alguns autores e parti para minha área, em políticas públicas", diz. 

Já Gabriel Victor Bondan, 21, diz lidar bem com o estresse. Ele faz duas faculdades: termomecânica na Fundação Salvador Arena e ciências e humanidades na UFABC.

"Descobri que, com o tempo mais apertado, eu acabei me esforçando mais no pouco tempo que tenho e isso até aumentou minhas notas na termomecânica", diz o estudante, que admite dormir apenas quatro horas por noite. "Acho que trabalho melhor sob pressão."