Topo

Esse conteúdo é antigo

Professor dá aula com filha de aluna nos braços em escola no RN: "heroína"

Professor Joserrí de Oliveira Lucena segura a bebê Alice durante uma aula de história em Natal - Arquivo pessoal
Professor Joserrí de Oliveira Lucena segura a bebê Alice durante uma aula de história em Natal Imagem: Arquivo pessoal

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

28/11/2019 22h00

O professor Joserrí de Oliveira Lucena protagonizou uma cena diferente durante uma aula de história na escola estadual Edgar Barbosa, em Lagoa Nova, zona Sul de Natal. Ele segurou nos braços uma bebê de cinco meses, filha de uma aluna, para a estudante não perder as explicações sobre integralismo no Brasil.

O momento aconteceu há 15 dias e foi registrado em fotos. As imagens tomaram conta das redes sociais nos últimos dias. O professor recebeu elogio dos alunos.

A estudante, que tem 17 anos, cursa o segundo ano do ensino médio. Naquele dia, ela não tinha com quem deixar a filha para ir à escola e a levou. Antes de o professor entrar na sala, ela explicou a situação e perguntou a ele se poderia ficar com a filha na classe. A resposta não foi somente um sim, mas também que entregasse a menina para que ele cuidasse enquanto desse a aula, assim a estudante poderia fazer as anotações.

A bebê estava dormindo quando o professor a colocou no braço, depois acordou, mas não chorou ou pediu para ir para o colo da mãe. Ao UOL, ele disse que em nenhum momento a menina atrapalhou a explanação da aula.

Lucena afirma que não titubeou em tomar a atitude, pois, para ele, a educação deve ser inclusiva, e o professor, um facilitador de aprendizagem. "Já passei por diversas situações em sala de aula, mas cuidar de uma bebê durante a aula foi a primeira."

"Nesse dia, tinha atividade que a aluna não queria perder de jeito nenhum e não tinha com quem deixar a filha. Vi aflita, chorando, porque quer continuar a estudar. Eu não fiz nada mais que minha obrigação em segurar a bebê pelo gesto de heroísmo dela em querer estudar. Fiz de coração, não foi para aparecer", disse o professor, emocionado, na tarde de hoje.

"Vi a mãe implorar pelo direito de assistir aulas, acompanhada de sua filhinha. Heroína não desiste dos estudos e eu dei aula com a pequena Alice nos braços. Fizeram fotos e postaram nas redes sociais, eu não esperava tanta repercussão", diz Lucena.

"Educação abre portas e janelas"

Lucena é professor há 30 anos e tem dois filhos. Ele conta que no início da carreira se sentia culpado pela evasão escolar e hoje procura inovar na sala de aula para fazer o aluno continuar na escola.

Professor Joserrí de Oliveira Lucena durante uma de suas aulas de história, em Natal - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
"A educação abre portas e janelas. Eu morava em periferia, vivia situação de risco e, se não fosse o estudo, eu não estaria onde estou. Sou professor, advogado, bancário, e gosto da educação, me vejo como aluno como oportunidade e gosto de dizer que sou um facilitador de carreira e aprendizagem. O professor tem de facilitar o conhecimento. Sou agente de transformação e estou dando o que recebi."

O professor conta que na mesma época que a estudante engravidou, outras duas alunas também ficaram grávidas. Mas apenas ela não desistiu dos estudos após o nascimento da filha.

"Ela ficou uns dois meses sem assistir as aulas, mas voltou. Se não tivesse voltado, ia perder o ano letivo, pois já estamos bem no fim do ano. No que depender de mim, ela terá apoio para passar de ano, não só ela como outros estudantes que se esforçam para ter uma vida melhor", afirmou o professor.