PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
15 dias

Mais de 280 mil se inscreveram no Enem em segunda chance para isentos

As pessoas que se inscreveram nestes dias terão novamente direito a isenção de taxa e realizarão a prova nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022 - André Porto/UOL
As pessoas que se inscreveram nestes dias terão novamente direito a isenção de taxa e realizarão a prova nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022 Imagem: André Porto/UOL

Do UOL, em São Paulo

27/09/2021 19h49

No total, 280.145 pessoas se inscreveram no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 no período entre 14 e 26 de setembro, quando os isentos que não compareceram ao Enem 2020 tiveram uma segunda chance de se inscrever.

As pessoas que se inscreveram nestes dias terão novamente direito a isenção de taxa e realizarão a prova nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesmas datas da aplicação para pessoas privadas de liberdade.

A reabertura de inscrições para os isentos ausentes em 2020 foi determinada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que também derrubou a exigência de justificativa pela falta, após analisar uma ação movida pela Educafro e outras entidades ligadas à educação e partidos políticos.

Anteriormente, o edital do MEC (Ministério da Educação) previa que quem teve a isenção da taxa de inscrição em 2020 e faltou nos dias da prova só poderia ter novamente a gratuidade em 2021 se conseguisse justificar a ausência.

Por estes critérios, o medo de se contaminar com a covid-19 não era uma justificativa aceita. As provas foram aplicadas em janeiro e fevereiro deste ano, quando pouquíssimas pessoas haviam sido vacinadas e as taxas de contaminação e mortes eram altíssimas.

A edição passada do exame, principal porta de entrada para o ensino superior, teve 5,7 milhões de inscritos. Já a edição deste ano, mesmo após o novo período de inscrição, não chega a 3,5 milhões de candidatos.