Topo

Primeira fase da Fuvest teve: cloroquina, ditadura e super-herói

Alunas realizam as provas da primeira fase da Fuvest 2022  - TIAGO QUEIROZ/Estadão Conteúdo
Alunas realizam as provas da primeira fase da Fuvest 2022 Imagem: TIAGO QUEIROZ/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

12/12/2021 21h35

A prova da primeira fase do vestibular 2022 da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) realizada neste domingo (12) teve temas variados. Entre os destaques estão: cloroquina, ditadura, fake news, pandemia, super-herói pantera negra, queimadas, manchas de petróleo e inundações. O estudante já pode acessar a resolução comentada das questões.

O vestibular 2022 da Fuvest teve um total de 15.252 abstenções (13,7%) em relação aos 110.773 candidatos inscritos. Esse número foi meio por cento maior na comparação com a edição do ano passado.

Para o diretor do Curso Anglo, Daniel Perry de forma geral foi um exame consistente e seguiu o padrão de qualidade da Fuvest.

"O nível de dificuldade foi um pouco mais elevado que na edição anterior, especialmente por conta da prova de matemática que é importante talvez para baixar a nota de corte nas carreiras mais concorridas", disse Perry.

Língua portuguesa

Com questões gramaticais clássicas (identificação de função sintática, relações semânticas entre orações) além das tradicionais de interpretação de texto. Considerada pelos especialistas ouvidos pela reportagem como uma prova conservadora e com questões gramaticais mais simples que as do ano passado.

Literatura

"Não houve questões extremamente complexas, mas o candidato precisava ter lido e pensado as obras para conseguir chegar à alternativa correta. Em relação ao ano passado, foi mais tranquila - e, nesse sentido, mais contextualizada", disse Marcelo Maluf, professor de Literatura e Redação do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP).

Inglês

A prova deste ano teve uma questão a mais. No ano passado foram sete perguntas. "Isso confirma a necessidade da língua inglesa hoje em dia", disse a professora Regina Regina Azevedo, do Curso e Colégio Objetivo. Uma questão destacada por ela foi uma sobre aplicativos de delivery de restaurantes.

Geografia

A prova foi de nível médio se comparada com a de 2021. O exame apresentou questões sobre meio ambiente, economia, população e geografia física. Destaques para temas como: o filme Pantera Negra, vacinação e covid-19.

História

A disciplina teve nível similar ao da prova realizada no ano passado. Neste ano, não houve temas polêmicos, mas uma contextualização parcial. Não houve questões relacionadas à pandemia. Um teste com temas clássicos.

Física

"A prova foi bem contextualizada e surpreendeu ao não cobrar pandemia. Seguindo seu padrão, a Fuvest forneceu algumas fórmulas importantes, mas cometeu uma gafe na questão 54 (prova Tipo V), onde esqueceu a velocidade na alterativa. Concluo que a prova foi justa e abordou assuntos diversos", disse Wander Azanha, professor de Física do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP).

Química

Questões diretas e com poucos cálculos. A prova estava no mesmo nível que a do ano passado (2021) com poucas contextualizações. Não houve nenhuma pergunta relacionada sobre a vacinação.

Matemática

A prova teve nível médio de dificuldade equivalente à edição passada. Não teve questão polêmica. "Não houve questões de geometria analítica, complexos, probabilidade, áreas e semelhanças. Não é uma regra, mas esses temas podem ser cobrados na 2ª fase", disse Marcelo da Silva Melo, professor de Matemática do Curso e Colégio Objetivo.

Biologia

A prova trouxe conteúdos e questões mais complexas do que aqueles encontrados na edição passada. O candidato encontrou questões interdisciplinares com geografia e química que exigiam análise de imagens e gráficos, além de questões que abordam temas atuais como vacinação, uso de cloroquina e universo cinematográfico.