Escravagista: quem foi Fernão Dias, vetado como nome de metrô em SP
O Tribunal de Justiça de São Paulo vetou a mudança de nome da Estação Paulo Freire para Fernão Dias. A medida atende a um recurso apresentado pela deputada estadual Ediane Maria (PSOL) a respeito da futura estação da Linha 2-Verde do Metrô, que faz parte da expansão do serviço na zona leste da capital.
A alteração do nome se deu após Tarcísio de Freitas (Republicanos) assumir o cargo de governador.
Quem foi Fernão Dias?
- Fernão Dias nasceu em 1608 e era descendente direto dos primeiros imigrantes europeus de São Vicente.
- Era um dos homens mais ricos de São Paulo e escravagista. Considerado um dos bandeirantes mais conhecidos da história brasileira, ele teve uma atuação intensa no povoamento e colonização da província — explorando a mão de obra escravizada.
- Realizou missões de exploração no interior do Brasil para ampliar os limites territoriais e explorar pedras preciosas.
- Ganhou o apelido de "caçador de esmeraldas" a partir da década de 1670. Ele acreditou ter descoberto em Minas Gerais jazidas de esmeraldas, mas morreu antes de seu filho concluir que se tratavam de turmalinas.
- Participou de missões ao lado de outros bandeirantes conhecidos, como Antônio Raposo Tavares e Manuel da Borba Gato. Também fez parte da famosa bandeira ao sul do Brasil, em 1638, comandada por Raposo Tavares.
- Usou indígenas para guerrear e expulsar holandeses da costa da cidade de Santos, no litoral paulista, em 1641.
- Foi eleito juiz ordinário em São Paulo em 1651 e responsável por construir o Mosteiro de São Bento, localizado no centro de São Paulo.
- Teve, assim como outros bandeirantes e exploradores, sua história romantizada ao longo dos anos. Foi homenageado com diversas estátuas e deu nome à rodovia que liga São Paulo a Belo Horizonte (BR-381).
- Sua imagem de "herói nacional" tem enfraquecido. Ele aparece, inclusive, na Galeria de Racistas, projeto do Coletivo de Historiadores Negros Teresa de Benguela em parceira com o site antirracista Notícia Preta.
E Paulo Freire?
- Foi um educador brasileiro. Nasceu em 1921 no Recife, estudou direito, mas nunca exerceu a profissão.
- Dedicou-se à pedagogia e à filosofia desde cedo e, no fim da década de 1940, já era diretor do setor de educação e cultura do Sesi (Serviço Social da Indústria), além de dirigir o Departamento de Educação e Cultura do Serviço Social no Estado de Pernambuco.
- Colocou em prática sua primeira grande experiência no ensino da língua portuguesa em 1963, com uma nova metodologia. Em 45 dias, ensinou 300 alunos a ler e escrever na cidade de Angicos (RN). O método consistia, entre outros aspectos, na provocação para que o aluno fizesse constante questionamento e crítica do mundo.
- Defendia que a educação não poderia obedecer a uma "lógica bancária", em que o conhecimento era simplesmente depositado na cabeça dos alunos.
- Foi atacado pela extrema-direita brasileira, que se incomoda com o fato de a pedagogia freireana ser essencialmente política.
*Com reportagem de Luiza Pollo, publicada em 17/10/2020
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.