Por que a Igreja Católica manda não comer carne na Quarta-Feira de cinzas?

A Quarta-Feira de Cinzas, além de marcar o fim do Carnaval, é uma das duas datas do ano em que a Igreja Católica recomenda aos seus fiéis não comerem carne vermelha. Mas de onde vem isso?

A data marca o início da Quaresma, período de cerca de 40 dias antes da celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo (no domingo de Páscoa), quando a Igreja Católica convida os fiéis a fazerem pequenos sacrifícios como preparação para a grande data da religião, a Ressurreição de Jesus Cristo — ou a Páscoa.

São dois dias do ano em que a Igreja pede que fiéis católicos se abstenham de carne: Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa, justamente entre o início da Quaresma e o fim da data.

Por que não devem comer carne vermelha, e tudo bem comer peixe?

O costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, segundo a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, ligada à Igreja Católica).

O peixe é uma alternativa permitida durante o jejum, pois é considerado um alimento mais simples e humilde do que a carne vermelha, além de ser mais abundante em algumas regiões. Além disso, na tradição cristã, o peixe também tem um significado simbólico, pois é associado aos milagres realizados por Jesus Cristo, como a multiplicação dos pães e dos peixes.

Outros argumentos que diferem a carne vermelha do peixe são o fato de os últimos serem animais de sangue-frio. "Por sua vez, os animais de carne vermelha e as aves são homeotérmicos. Ou seja, o sangue deles é quente, assim como o sangue que Nosso Senhor derramou na cruz. Peixes também, em geral, não morrem derramado sangue, como Jesus", diz explicação da Paróquia São Sebastião, da Bahia.

A abstenção é obrigatória nas recomendações católicas para a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa. Além disso, a igreja sugere evitar o consumo de carne vermelha em todas as sextas-feiras da Quaresma.

Mas isso não quer dizer ficar sem comer. O jejum é recomendado para pessoas de 18 a 58 anos e representa fazer apenas uma refeição completa durante o dia, até a saciedade - portanto, sem se "empanturrar".

Continua após a publicidade

É possível optar por comer carne, mas fazer outros "jejuns". "[A carne] poderá ser substituída pela privação de outros alimentos e bebidas, sobretudo os mais requintados e dispendiosos [caros] ou da especial preferência de cada um", orienta a CNBB.

O jejum nos orienta a dar mais atenção à Palavra de Deus. A fome que sentimos (quando fazemos jejum) pode simbolizar e evocar a fome que temos da Palavra de Deus. É tempo forte, portanto, de escuta da Palavra, pois através dela vamos conhecer os desejos de Deus e praticar a sua vontade. CNBB

O que é a Quarta-Feira de Cinzas

Data marca a cerimônia das cinzas realizada na missa do dia. Nela, são queimadas folhas e os fiéis recebem um pouco do pó sobre a cabeça ou a testa. Símbolo é para lembrar que "do pó viemos e ao pó voltaremos".

Quarta-Feira de Cinzas marca o início da Quaresma, período de cerca de 40 dias antes da celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo (no domingo de Páscoa).

Em 2024, a Quaresma vai de 14 de fevereiro a 28 de março. A Sexta-feira Santa, que representa o dia da morte de Cristo, cai no dia 29 de março, com a Páscoa — data da ressurreição de Jesus - acontecendo no domingo, dia 31 de março. 40 dias foi o tempo em que Jesus ficou recluso no deserto antes de iniciar sua vida pública.

Continua após a publicidade

*Com texto de 21/03/2023

Deixe seu comentário

Só para assinantes