PUBLICIDADE
Topo

Governo exonera diretora do FNDE que cuida da operação do Fies e do Fundeb

MEC ainda não anunciou substituto de Renata Mesquita D"Aguiar na gestão de fundos e benefícios FNDE - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
MEC ainda não anunciou substituto de Renata Mesquita D'Aguiar na gestão de fundos e benefícios FNDE Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Luci Ribeiro

Brasília

05/03/2021 10h27

O governo federal exonerou Renata Mesquita D'Aguiar do cargo de diretora de Gestão de Fundos e Benefícios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A exoneração está publicada no Diário Oficial da União (DOU), que não traz ainda o nome do substituto de Renata D'Aguiar no cargo.

A área que estava sob o comando de Renata tem entre suas competências planejar, coordenar e monitorar as atividades de agente operador do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O setor também coordena a operacionalização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), que repassa recursos aos entes federados que oferecem atendimento na educação básica.

A mesma edição do Diário Oficial publica ainda a nomeação de Alexandre Gomes da Silva como diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do MEC que, entre as atribuições, coordena e executa o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).