Artes - Obra de arte biográfica
Valéria Peixoto de Alencar
Obra de arte biográfica
Objetivos
1) Trabalhar com História de Vida.
2) Estudar alguns aspectos da Arte Contemporânea.
Comentários
A partir da obra de arte é sempre possível conhecer mais e melhor o artista que a produziu. Pensando nisso, alguns artistas contemporâneos acabam por realizar obras extremamente autobiográficas e essa é a proposta dessa aula, realizar uma autobiografia estética.
Material
Os textos Arte: o que é? e Arte Contemporânea: como entender o seu sentido? do UOL Educação são ótimos pontos de partida para essa aula.
Parta a atividade:
Material de desenho e pintura (lápis de cor, canetinha, tinta, pincel)
Vários tipos de papéis (sulfite, cartão, Kraft...)
Revistas para recortar
Tesoura e cola
Estratégia
1) Leitura e interpretação dos textos.
2) Escrever sobre a história de vida, pessoal e familiar, entrevistando pessoas da família.
3) Esboçar desenhos que ilustrem essas histórias.
Atividade
Com as histórias de vida em mãos, escrita e/ou desenhadas, os alunos deverão fazer um mural autobiográfico, colando os desenhos e realizando outros trabalhos a partir dos esboços.
Observações
Para alunos do Ensino Fundamental I, especialmente as séries iniciais, esse trabalho pode funcionar mais como registro, pois os estudos na disciplina de História tendem a enfocar a História de Vida. Assim, eles podem se concentrar em desenhar a família, a casa, alguma cena marcante da vida, até mesmo elaborar um auto-retrato. Nesse último caso, leve para a sala de aula imagens de autorretratos feitos por artistas diferentes, com estilos diversos.
Para alunos do Ensino Fundamental II, oriente-os a ir além dos registros, a pensar numa síntese estética da própria vida. Leve para a sala de aula, trabalhos de artistas com características autobiográficas, de diferentes épocas e estilos. Exercite com eles as técnicas de desenho e colagem, promova discussões sobre arte conceitual, abstracionismo, e outros movimentos dentro da arte contemporânea.
Em ambos os casos, Fundamental I e II, a apresentação e discussão dos trabalhos é muito importante.