Ciências - Grandes grupos vegetais
Cristina Faganeli Braun Seixas
Grandes grupos vegetais
Objetivos
1) Identificar os diferentes vegetais, caracterizando-os;
2) Reconhecer a importância dos grandes grupos na natureza;
3) Relacionar cada grupo às suas características.
Comentário introdutório
O Reino Plantae subdivide-se em quatro grupos:
a) Briófitas: musgos e hepáticas.
b) Pteridófitas: samambaias e avencas e filicíneas.
c) Gimnospermas: pinheiros, ciprestes e sequóias.
d) Angiospermas: com o maior número de representantes, variando desde uma simples gramínea até gigantescas árvores.
Essas últimas subdividem-se em monocotiledôneas e dicotiledôneas.
Estratégias
1) O ponto de partida será o texto: A evolução dos vegetais;
2) Após a leitura, o professor discutirá com os alunos o vocabulário, devido a presença de palavras desconhecidas e complexas como, por exemplo, gimnosperma, angiosperma, monocotiledônea, dicotiledônea etc, apresentando a origem das palavras e o seu significado;
3) O professor organizará previamente várias plantas de diferentes grupos;
4) Pedirá aos discentes que formem trios e que, em seguida, separem as plantas apresentadas em grupos pelas suas semelhanças (critérios);
5) Durante essa classificação, o professor estará constantemente "desafiando", ou seja, questionando os alunos para que percebam as características de cada grupo;
6) Após a classificação, cada trio deverá explicar as suas conclusões para a sala, nomeando as plantas e dizendo quais suas características são visíveis e a qual grupo pertence;
7) O registro desse conteúdo poderá ser realizado na lousa pelo professor por meio de um mapa conceitual, que os alunos copiarão em seu caderno.
Sugestões e dicas
1) O aluno poderá aprofundar-se no tema, estudando mais sobre as angiospermas e suas flores por meio do texto: Flores: Além de belas, elas são mecanismos de reprodução das plantas.
2) O professor poderá elaborar um relatório de observação, em que enfatize as características observadas e os exemplares dos quatro grupos.