Ciências - Reciclagem: a única saída
Cristina Faganeli Braun Seixas
Reciclagem: a única saída
Objetivos
1) Despertar o interesse dos alunos para a reciclagem.
2) Relacionar os diferentes tipos de lixo utilizados na reciclagem.
3) Associar a reciclagem à questão ambiental.
4) Analisar criticamente a sociedade de consumo.
Comentário introdutório
Uma das maneiras de minimizar os problemas causados pelo lixo é a reciclagem. Atualmente, costuma se dizer que os inconvenientes do lixo podem ser solucionados a partir da regra dos cinco Rs: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, pois, em virtude disso, ocorreria uma mudança comportamental, social, econômica e ambiental, que diminuiria a quantidade de lixo produzida.
Para reciclar é necessário que se analise como ocorre a coleta de lixo na região onde se vive, se há ou não coleta seletiva, se há algum local que compra os materiais recicláveis, etc.
Materiais
Texto: Reciclagem: Soluções para o problema do lixo.
Estratégias
1) O professor deverá ter abordado a questão sobre o lixo e suas implicações, seu destino final, possíveis alternativas para solucionar esta situação, resultando em uma das opções a reciclagem.
2) Iniciar através da leitura e discussão do texto.
3) O professor deverá ressaltar os bens de consumo que são objetos de desejo dos adolescentes e qual tipo de lixo é gerado por eles. Também deverá abordar a questão ambiental, quanto à quantidade de lixo e sua decomposição.
4) Observar se existe pontos de coleta de lixo seletivo na região.
5) Observar e reconhecer quais são as cores dos coletores correspondentes aos lixos recicláveis.
6) Incentivar a separação dos diferentes tipos de lixo entregando nos possíveis postos de coleta. Vale lembrar que no caso de pilhas e baterias de celulares, por exemplo, há em algumas regiões coletores específicos introduzidas por iniciativas privadas.
Sugestões
1) Se não houver coleta seletiva na região, o professor poderá propor aos alunos que tragam diferentes materiais recicláveis para construírem um objeto, como por exemplo, um brinquedo, um chocalho com potes diferentes e grãos, um quadro, etc.
2) Poderá também incentivar a coleta na escola, vendendo o material arrecadado.