Ciências - Sentido da visão - 1
Cristina Faganeli Braun Seixas
Sentido da visão - 1
Objetivos
- Perceber a importância da visão para a nossa sobrevivência.
- Sensibilizar os alunos em relação às deficiências visuais.
- Despertar o senso de responsabilidade e de solidariedade.
Comentários
Entre os cinco sentidos, um dos mais utilizados é a visão, permitindo ao ser vivo captar informações do meio em que está inserido, processando-as e reagindo aos diversos estímulos.
O olho apresenta diferentes partes, além de estar relacionado diretamente ao sistema nervoso, que tem papel fundamental na codificação das informações.
Também se localizam na cabeça três outros sentidos: a audição, o olfato e o paladar (ou gustação).
Materiais
Vendas para os olhos e um aparelho para tocar CDs (de preferência, com músicas calmas).
Estratégias
1. Os alunos formam duplas: um será o condutor, enquanto o outro será conduzido. Este último será vendado, ficando desprovido da visão por alguns minutos, e percorrerá, juntamente com o condutor, um trajeto (estabelecido pelo professor) no colégio.
2. Vale lembrar aos alunos, antes de saírem da sala, que a pessoa sem visão deverá ser orientada, verbalmente, pelo condutor, que usará expressões como "direita" e "esquerda", além de avisar sobre possíveis obstáculos no trajeto.
3. Terminada a experiência, todos voltam à sala, sentam em seus lugares, as vendas são retiradas e o professor pede que fechem os olhos.
4. A seguir, o professor coloca uma música tranquila e pede que os alunos reflitam sobre as seguintes questões:
- Como foi o desempenho do seu condutor? Transmitiu segurança? Orientou bem quanto aos obstáculos? Utilizou linguagem adequada?
- Como foi ser conduzido?
- Qual foi a sua sensação ao ficar sem visão por alguns minutos? Quais sensações (cheiros, barulhos, texturas, etc.) percebeu durante o trajeto?
5. Depois de alguns minutos, o professor pede para que abram os olhos lentamente e, ainda num clima de tranquilidade, falem (condutores e conduzidos) sobre suas percepções.
Dicas
Elaborar uma situação problema na qual os alunos analisem as adaptações que seriam necessárias na escola, no bairro e na sociedade em geral para minimizar as dificuldades de um deficiente visual em sua locomoção.