Ciências - Sudoku da digestão
Cristina Faganeli Braun Seixas
Sudoku da digestão
Objetivos
1) Aprimorar o raciocínio lógico-matemático.
2) Treinar o poder de argumentação.
4) Associar símbolos a funções.
5) Estimular a elaboração de jogos e a participação em classe.
7) Desenvolver a autonomia do aluno, de maneira que ele seja o protagonista de seu próprio aprendizado.
Comentários
Sudoku é um jogo que se baseia na colocação lógica de números. Em japonês: Suuji wa dokushin ni kagiru, que, traduzido, se assemelha a "os números devem ficar únicos".
Normalmente, o jogo é composto por uma grade 9 X 9, formada por subgrades 3 X 3, chamadas de regiões. Algumas células já contêm números e são chamadas de dados.
Esse método de jogo pode ser adaptado a qualquer conteúdo, utilizando os símbolos correspondentes. Portanto, nossa sugestão é a de o jogo seja feito com os órgãos da digestão.
Material
- ficha previamente preparada, conforme sugestão abaixo.
Estratégias
1) O professor deverá trazer uma ficha para cada aluno, conforme o modelo a seguir:
SUDOKU
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2) Perguntar aos alunos quem conhece o jogo e quais são as regras.
3) Formalizar as regras na lousa, a fim de todos os alunos aprendam a jogar.
4) Explicar que se trata de uma adaptação do sudoku tradicional.
5) Solicitar que realizem o jogo.
6) Depois, os alunos devem trocar as fichas entre si e realizar novo desafio para um colega escolhido, com outros órgãos da digestão. Vale lembrar que os alunos podem criar símbolos, como, por exemplo:
para boca,
para pâncreas, ou escrever os respectivos nomes.
7) A finalização deverá ser realizada pelo professor, juntamente com os alunos, listando os órgãos da digestão e suas respectivas funções.
Sugestões
O professor poderá utilizar diferentes temas, como, por exemplo, um sudoku ambiental, solicitando aos alunos que criem símbolos para os problemas ambientais encontrados em sua cidade. O jogo também poderá ser utilizado como lição de casa, estimulando o aluno a realizar algo desafiador, produzindo novos jogos para os colegas.