Geografia - África
África
Objetivos
Conhecer características gerais dos países que integram o continente africano. Fazer um reconhecimento sumário desses países, identificando área, população, língua e capital. Localizar corretamente os países no mapa da África.
Comentários
Sabemos que a reflexão sobre a realidade física e humana do continente africano é complexa e depende de um conhecimento abrangente e aprofundado do tema.
No entanto, acreditamos ser possível iniciar um trabalho exploratório usando os recursos visuais de mapas e as possibilidades do site Educação. As atividades dessa aula ou conjunto de aulas visam familiarizar o aluno com a realidade dos países da África, de forma lúdica e motivadora.
Material
O texto África: Continente provavelmente é o berço da humanidade pode servir de base para o trabalho em classe.
Estratégias
Siga os passos para desenvolver a brincadeira do Líder-Viajante.
1) Leitura e debate sobre os dois textos apontados acima;
2) Em trabalho em casa (no site) ou com as informações reproduzidas em classe, estudar os países da África, memorizando as seguintes características de cada um: área (aproximada), população (aproximada), língua e capital;
3) Em classe, apresentar na lousa ou reproduzir algumas cópias do mapa da África, como aparece em "África: continente é provavelmente berço da humanidade";
4) Dividir os aluno em grupos de quatro ou cinco. Cada grupo elegerá um líder, que apontará o país no mapa. Os outros participantes do grupo (os viajantes) devem, então, cada um individualmente, preencher sua ficha do país;
5) O líder faz a correção das fichas, atribuindo um ponto para cada resposta correta;
6) O professor anota na lousa os pontos conquistados por cada grupo em todas as rodadas;
7) Comparam-se os pontos de todos os grupos, elegendo o grupo vencedor;
8) Ao final da atividade, o professor escolherá no mapa o país, e todos os alunos da sala deverão preencher a ficha.
Avaliação
A critério do professor, a pontuação dos grupos durante a atividade poderá ser considerada como instrumento de avaliação.
Sugestões
1) As aulas podem ser complementadas com pesquisas em jornais, revistas e sites na internet;
2) Novos quesitos poderão ser incluídos no questionário que os viajantes devem preencher.