Geografia - Biomassa
Ronaldo Decicino
Biomassa
Objetivos
Por ser um assunto relacionado ao desenvolvimento da atividade industrial e aos efeitos na organização do espaço geográfico, espera-se que o aluno seja capaz de:
1) Identificar as fontes alternativas de energia para o desenvolvimento sustentável;
2) Distinguir recursos renováveis e não renováveis e as fontes de energia com relação à origem e forma de utilização;
3) Abordar problemas aplicados e enfrentar ou propor com naturalidade o uso de novas tecnologias;
4) Comparar as fontes alternativas de energia: energia solar térmica, energia eólica, biomassa, biocombustíveis, energia nuclear, entre outras;
5) Compreender a importância do uso racional dos recursos não renováveis e da substituição destes por recursos renováveis;
Estratégias
1) Leituras orientadas do texto Biomassa, no site Educação, e pesquisa bibliográficas, com dinâmica de grupo e questões para debates.
2) Montagem de um quadro na lousa com os principais pontos positivos e negativos do uso da Biomassa como combustível.
3) Discussão e debates sobre a produção de energias alternativas e suas conseqüências ambientais; sobre os aspectos sociais, econômicos e tecnológicos das energias alternativas.
4) Pesquisa bibliográfica e análise de textos e dados sobre a questão energética e o desenvolvimento na região, no estado, no país e no mundo visando a construção de conhecimento significativo sobre o tema.
Sugestão de atividade
Pesquisar quais são as fontes geradoras de energia existentes no mundo atualmente. Escolher uma delas e destacar: fonte, obtenção, usos, vantagens e desvantagens. Deve-se priorizar o uso de energias geradas a partir de recursos renováveis.
Habilidades e competências
Consiste na capacidade de avaliar, localizar, descrever, relacionar, analisar, explicar e generalizar a partir de textos, mapas, gráficos, quadros, tabelas, amostras e fotografias sobre conteúdos atuais e geográficos. Recomenda-se o uso de um Atlas geográfico no desenvolvimento do estudo e das atividades.