Geografia - Escassez de água doce no mundo
Ronaldo Decicino
Escassez de água doce no mundo
Objetivos
1) Identificar quais os indicadores que evidenciam o problema de falta de água no mundo, chamando a atenção para o fato de que o futuro do planeta, como um todo, está em risco.
2) Compreender e relacionar as questões sociais, ambientais e tecnológicas associadas aos problemas causados ao meio ambiente, chamando a atenção para a falta de água doce no planeta.
3) Observar as mais importantes causas que agravam a falta de água no mundo e as suas implicações.
4) Atentar aos desafios colocados pelas dimensões dos problemas ambientais a que se tem assistido e, entre esses problemas, a escassez de água doce no planeta.
5) Compreender os princípios que vêm norteando as decisões e ações políticas mais importantes dos governos dos cinco continentes, no que diz respeito à preservação do meio ambiente.
6) Compreender que em sua luta constante para satisfazer suas necessidades, o homem modificou e humanizou profundamente as paisagens naturais, muitas vezes não preservando o meio ambiente.
7) Levar o aluno à compreensão da relação entre meio ambiente (natureza) e atividades humanas (sociedade), e à diferenciação entre os recursos renováveis e os não-renováveis.
Estratégias
1) Aulas teóricas com exposição de conteúdo utilizando quadro negro, retroprojetor, fotos (jornais, revistas, livros etc.), filmes (vídeo), além de consultas bibliográficas complementares, leitura e análise de textos selecionados.
2) Iniciar discussões e debates sobre várias dimensões dos problemas ambientais existentes, a partir de texto que se encontra disponível no site do Ministério do Meio Ambiente - "Resumo do Documento Agenda 21 da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento".
3) Explicar aos alunos o significado de lençol freático ou aqüífero, e a importância deles para o abastecimento. Ajudá-los a localizar os principais aqüíferos existentes no mundo.
4) Pesquisar sobre a população atual do planeta em comparação com a de 30 anos atrás, chamando a atenção para a mudança nos padrões de consumo de água nesse período.
Sugestões de atividades
1) O professor poderá promover um debate em sala de aula, a partir dos assuntos que são tratados pela Agenda 21. Além do problema da falta de água, poderá apontar vários outros temas que julgar pertinente. O objetivo é destacar os principais capítulos da Agenda 21, tornando-a um material de pesquisa acessível aos alunos.
Os alunos também poderão elaborar uma lista, com a opinião dos colegas, professores e funcionários do colégio, onde sejam apontadas várias atitudes para que cada um melhore a qualidade de vida das pessoas que moram na região próxima ao colégio.
2) Propor uma pesquisa para saber de onde vem a água potável utilizada na região, as condições das fontes, como a água é tratada e quais as expectativas na continuidade de abastecimento futuro. Essas informações podem ser fornecidas pela Sabesp - Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo , responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água.
Habilidades e competências
Capacidade de avaliar, localizar, descrever, relacionar, analisar, explicar e generalizar a partir de textos, mapas, gráficos, quadros, tabelas e fotografias sobre conteúdos atuais e geográficos. Recomenda-se o uso de um atlas geográfico no desenvolvimento do estudo e das atividades.