Geografia - Haiti
Luiz Carlos Parejo
Haiti
Objetivos
O aluno deverá:
1) Localizar o Haiti no contexto da América Central.
2) Conhecer o espaço físico do Haiti: clima, relevo, vegetação original etc. e associar com a ocupação econômica.
3) Compreender a ocupação européia a partir do extermínio indígena, da implantação do sistema de plantation (grandes propriedades agrícolas com cultivos para exportação) e do uso da mão-de-obra escrava negra.
4) Compreender a relação entre as formas coloniais de dominação e ocupação e as desigualdades sociais atuais (concentração de renda, por exemplo).
5) Compreender, a partir da evolução política do Haiti, que a ditadura, a concentração de poder e o uso da violência política dificultam o aparecimento de uma sociedade menos desigual e geram outras formas de violência.
6) Entender a presença e as ações geopolíticas e geoestratégicas dos EUA na região e, em particular, no Haiti, a partir da hegemonia direta americana (a América Central é considerada o "quintal" dos EUA).
7) Entender que a criação de uma estrutura de poder ditatorial, quando esta termina, tende a preservar determinadas alianças que dificultam a estabilidade política e as mudanças.
8) Entender que as desigualdades sociais, quando intensas, geram formas espaciais de exclusão (como as favelas) e de controle social, especialmente em espaços urbanos.
9) Comparar, preservando as diferenças, as similaridades entre o Haiti (ou Porto Príncipe, a sua capital) com o Brasil ou alguma grande cidade brasileira.
10) Compreender os interesses estratégicos do Brasil ao mandar tropas ao Haiti.
Estratégias
1) Ler o texto sobre o Haiti do site Educação.
2) Apresentar, através de mapas, o clima, relevo, vegetação, hidrografia etc. e associar com as atividades econômicas e densidade territorial (se possível).
3) Apresentar a evolução política do Haiti, particularmente o domínio da família Duvalier, a tentativa de democratização e a presença das tropas da ONU.
4) Pesquisar sobre os problemas sociais no Haiti, composição da população, urbanização, e comparar com dados do mundo e da América Central, principalmente em relação ao IDH.
5) Ouvir e analisar a música "Haiti", de Caetano Veloso e Gilberto Gil, e tecer comparações com o Brasil.
Conclusão da atividade
1) Criar um painel com imagens sobre o Haiti, apresentando seus problemas e aspectos positivos.
2) Propor a elaboração de contos, pinturas, poesias e músicas sobre o Haiti.
3) Realizar um debate, com a apresentação das poesias, músicas e outras abordagens artísticas e culturais.
Conceitos
Exclusão espacial, desigualdades sociais, cidadania, imperialismo, geopolítica, hegemonia.
Habilidades e competências
Analisar, compreender, descrever, mapear, localizar, pesquisar, resumir, questionar, propor, debater.