História do Brasil - Campanha civilista
Érica Alves da Silva
Campanha civilista
Introdução
O estudo da campanha civilista permite que os alunos conheçam um fato histórico que faz parte da "desestruturação" da chamada política do café-com-leite. Um bom ponto de partida pode ser o texto Política do café-com-leite - Acordo marcou a República Velha.
Objetivos
1. Conhecer como se estruturava a política do café-com-leite.
2. Identificar os limites da república brasileira no início do século 20.
3. Conhecer os conflitos políticos, motivados pela disputa da presidência da República, entre diferentes regiões do país.
Estratégias
1. Peça que os alunos descrevam como é o processo para a escolha de um novo presidente na atualidade. Vá registrando todas as informações na lousa, em um quadro dividido em duas colunas: passado e presente.
2. Discuta com os alunos: eles acreditam que durante toda a história republicana o processo para a eleição de um novo presidente ocorreu da mesma forma? Peça que um dos alunos anote as respostas da turma.
3. Depois de saber o que os alunos conhecem - e partir do presente para a análise do passado -, explique à turma o que foi a política do café-com-leite.
4. Para avaliar se os alunos compreenderam, leve à sala de aula um pequeno texto teatral, no qual os personagens sejam os sujeitos históricos envolvidos na política do café-com-leite. Peça que alguns alunos façam a primeira leitura do texto para toda a sala, sem interrupções. Depois, inicie uma segunda leitura, na qual ocorram cortes em que você possa, com a ajuda dos alunos, retomar o que foi estudado.
5. Depois dessa etapa, preencha, com auxílio dos alunos, a parte do quadro sobre o passado das eleições no Brasil. Nesse momento, a turma deve estabelecer semelhanças e diferenças em relação aos dois períodos de tempo.
6. Por fim, explique à turma o que foi a campanha civilista (Veja o texto Campanha civilista - Rui Barbosa disputa a presidência da República).
Atividades
1. Peça que os alunos façam, em grupo, histórias em quadrinhos nas quais mostrem como o sistema político brasileiro se modificou no transcorrer dos anos e respondam à questão: O que pode ser melhorado?
2. Finalizado o trabalho, os grupos podem trocar entre si as histórias, a fim de conhecer a opinião dos colegas.