Topo

História do Brasil - Corrida do ouro

Érica Alves da Silva

Corrida do ouro

Introdução

O estudo da assim chamada Corrida do Ouro permitirá que os alunos conheçam os motivos da política de interiorização da colonização portuguesa no Brasil e a conseqüente formação de novas cidades. O estudo das entradas e bandeiras permite identificar as expectativas depositadas na atividade extrativista, bem como as idéias econômicas vigentes na época. Além disso, será possível levantar com os alunos relações entre passado e presente, especificamente no que se refere à crença de que um único produto pode solucionar a maior parte dos problemas econômicos do Brasil.

Objetivos

1. Conhecer o que foi a chamada Corrida do Ouro.

2. Explorando a leitura de mapas, identificar como bandeiras e entradas permitiram a expansão dos domínios portugueses para além da linha de Tordesilhas.

3. Relacionar a descoberta das minas nas terras de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás com a crise econômica que assolava Portugal na segunda metade do século 17.

Estratégias

1. Faça uma pequena explanação sobre as condições econômicas de Portugal no período estudado e retome aspectos das relações entre colônia e metrópole.

2. Faça perguntas que levem os alunos a reconhecer na exploração extrativista de minérios as razões para o processo de interiorização no território brasileiro.

3. Estude alguns mapas com os alunos, mostrando as conseqüências da expansão do nosso território e o avanço para além do estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas.

4. Elabore um quadro comparativo na lousa, mostrando semelhanças e diferenças entre "entrada" e "bandeira".

Atividades

1. Divida a sala em pequenos grupos e peça que escolham maneiras diferentes de apresentar aos colegas os aspectos mais relevantes do contexto histórico em estudo. É importante que você: (a) ajude-os a escolher diferentes formas de expressão; e (b) limite o tempo de apresentação.

2. Depois de realizadas as apresentações, pergunte à turma quais as mensagens que os grupos tentaram passar, abrindo discussões sobre a construção dos trabalhos.

3. Para concluir, discuta com os alunos sobre a idéia de que a solução dos problemas econômicos pode se resumir à exploração de um único produto. Sob esse aspecto, quanto o Brasil mudou do século 17 até os dias de hoje?

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

- UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade