Matemática - Escalas de medidas
Carlos Alberto Campagner
Escalas de medidas
Ponto de partida
A partir do artigo Escala, incrementar a aula com atividades interativas.
Objetivos
Através da utilização da teoria de escalas, reforçar os conceitos com práticas simples em classe.
Estratégias
1) Mostrar que o sistema de medidas não precisa usar necessariamente metros ou polegadas, mas que historicamente foram usados palmos, passos, etc;
2) Mostrar as imprecisões com medidas arbitrárias (diferentes tamanhos de mãos e pés), mas que proporcionam esquemas iguais, somente mudando a escala;
3) Intensificar a necessidade de medidas padrão para melhor universalizar as medidas e escalas.
Atividades
1) Medir, por exemplo, o comprimento e largura da sala com qualquer tipo de medida (palmos, pés, passos, etc.) e depois as carteiras, cadeiras e mesa do professor;
2) Desenhar um mapa esquemático da sala com os equipamentos que dela fazem parte e mostrar as distâncias;
3) Fazer uma nova medição e um novo mapa, agora utilizando o sitema métrico decimal.
Sugestões
Tentar envolver a classe em um esforço de padronização de medidas (seus múltiplos e submúltiplos) e comparar com o sistema americano. Lembrar que, nele, tais divisões provocam imprecisões já no momento das transformações para o sistema métrico.