Matemática - Número: um jogo de palavras
Antonio Rodrigues Neto
Número: um jogo de palavras
Introdução
Ler e escrever corretamente os números impressos nos livros, nos jornais e nas revistas é um desafio para muitos alunos do Ensino Fundamental. O jogo de palavras que compõe cada número pode se transformar em atividades interessantes e divertidas, além de permitir um melhor aprendizado, o desenvolvimento da capacidade de leitura e a escrita.
Objetivo
Estimular e desenvolver a leitura e a escrita dos números como suporte para a assimilação de vários tipos de conteúdo do conhecimento matemático. Mostrar a lógica da construção dos números - em função do jogo de palavras para expressar e representar as quantidades e as medidas que podem ser realizadas nas experiências matemáticas.
Estratégias
1) Pedir para os alunos escreverem no caderno um número qualquer, na condição de que não ultrapasse a casa da milhar. Sortear dois ou três alunos para que leiam em voz alta e escrevam por extenso na lousa.
2) A partir desses números registrados na lousa, mostrar o encadeamento lógico de como é formado o conceito de unidade, dezena, centena e milhar. Qual é relação entre esses quatro grupos?
3) Escrever um número que não ultrapasse a dezena de milhar e que contenha somente dois algarismos iguais. Por exemplo: 3763. Pedir para os alunos mudarem a ordem desses dois algarismos, escrevendo por extenso os novos números que são formados nas possíveis permutas.
4) Pedir aos alunos que utilizem os algarismos 0, 1, 2, 3, 4 e 5 na construção de números que não ultrapassem a centena da milhar. Explorar todos os números possíveis que podem ser construídos a partir desses algarismos, desde que não haja repetição dos mesmos.
5) Desafiar a sala a imaginar enormes quantidades - que, obrigatoriamente, ultrapassem a casa do milhão -, contendo todos os algarismos. Escrever a representação numérica e, por extenso, cada uma das quantidades imaginadas. Um exemplo seria a população de uma cidade ou de um país.
6) Desafiar a sala a responder: quantos zeros são usados para escrever um trilhão na forma numérica. E um quatrilhão?
Atividades
1) Pesquisar a quantidade de habitantes dos quatros países mais populosos do mundo. Construir uma tabela com os nomes de cada país, e a respectiva quantidade de habitantes escrita por extenso e na forma numérica.
2) A partir da informação de que "a produção mundial de frutas foi de 690.756.513 de toneladas em 2005", reescrever essa frase transformando toneladas em quilos. Registrar a quantidade tanto na forma numérica como por extenso.