Matemática - Régua e número decimal
Antonio Rodrigues Neto
Régua e número decimal
Introdução
A régua é um instrumento bastante conhecido entre os estudantes e pode ser usada para produzir atividades matemáticas que relacionam os conceitos da geometria com a lógica e as técnicas de cálculo do número decimal.
Objetivos
Por meio das regras de cálculo que já foram desenvolvidas em sala de aula, utilizar a régua para explorar o conceito de unidade e de número decimal. Aplicar problemas que relacionem essas regras com os conceitos geométricos necessários para a interpretação de cada problema.
Estratégias
1) Pedir para os alunos observarem a subdivisão da régua. Mostrar essa subdivisão por meio de uma ampliação, utilizando o retroprojetor (a régua se transforma em uma transparência).
2) Identificar os intervalos da régua, que representam o milímetro e o centímetro, mostrando que o milímetro é uma fração do centímetro:
3) Exercitar com os alunos, por meio da divisão, a transformação da fração decimal em número decimal:
4) Pedir para os alunos medirem o comprimento de alguns objetos disponíveis na própria sala de aula, como a borracha, a caneta e o caderno. Qual o comprimento e a largura da folha do caderno? Escrever essas medidas em milímetros e centímetros.
5) Exercitar a transformação do milímetro em centímetro explorando o conceito de fração e de número decimal:
entar os alunos para que desenhem no caderno, à mão livre, um triângulo. A seguir, devem medir com a régua o comprimento de cada lado. Pedir para que calculem o perímetro dessa figura em cm e mm.
Atividades
1) Utilizando papel cartão, recortar um retângulo com as medidas sugeridas (7,3 cm e 4,8 cm). Medir com a régua a diagonal desse retângulo, dando a resposta em cm e mm.
2) Pesquisar o jogo do tangram e escolher algumas figuras. Reproduzi-las no caderno, à mão livre, medindo, com a régua, os comprimentos dos lados de cada figura, realizando, a seguir, o cálculo do respectivo perímetro.