Matemática - Teodolito
Carlos Alberto Campagner
Teodolito
Ponto de partida:
A partir da construção de um teodolito, fixar os conceitos do estudo das relações trigonométricas do triângulo retângulo. Para isso, leia o texto Construindo um teodolito.
Objetivos
Utilizar as noções aprendidas para realizar um trabalho de aplicação prática.
Estratégias
1) Medir, por exemplo, o comprimento da escola sabendo de sua largura.
2) Mostrar a aplicação prática da matemática na vida real.
3) Enfatizar o conceito de aplicação da matemática na engenharia, agrimensura, etc.
Atividades
1) Fixar 3 pontos com varetas verticais (3 alunos podem fazer esse papel).
2) Medir com uma trena a distância entre os pontos A e B.
3)Medir com o teodolito o ângulo B.
4) Fazer os cálculos da distância x por meio da trigonometria. (usando-se uma tabela de tangentes ou uma maquininha de cálculo). Obs: a calculadora do Windows pode ser usada no modo científico.
Sugestões
Discutir os resultados e tentar bolar outras utilizações para o teodolito, como a medição de altura de construções ou árvores, colocando-se o transferidor na posição vertical.