Português - Receitas e o modo imperativo
Patrícia Cordeiro Sbrogio
Receitas e o modo imperativo
Objetivos
- Reconhecer a estrutura e as características do gênero receita (texto instrucional).
- Compreender a função e empregar corretamente os verbos no modo imperativo.
Ponto de partida
Sugestões de texto para leitura e análise do gênero. Você pode escolher outras receitas em http://cybercook.uol.com.br
Textos
Brigadeiro de microondas
Tipo de culinária: culinária popular
Categoria: doces
Rendimento: 30 porções
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1 colher (sobremesa) de margarina
- quanto baste de chocolate granulado
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes, menos o chocolate granulado, num refratário fundo e mexa bem. Leve ao microondas por 3 minutos na potência alta. Retire, mexa bem e depois coloque mais 4 minutos no microondas em potência alta. Retire, mexa novamente até ficar homogêneo, transfira a massa obtida para um prato raso. Espere esfriar e enrole os docinhos.
Quadro para revisão da formação do modo imperativo:
Presente do indicativo | Imperativo afirmativo | Presente do subjuntivo | Imperativo negativo |
Eu canto | _ | Que eu cante | _ |
Tu cantas > | Canta tu | Que tu cantes > | Não cantes tu |
Ela canta | Cante você | < Que ele cante > | Não cante você |
Nós cantamos | Cantemos nós | < Que nós cantemos > | Não cantemos nós |
Vós cantais > | Cantai vós | Que vós canteis > | Não canteis vós |
Texto para os alunos completarem com os verbos no modo imperativo:
Bolo de chocolate crocante
Rendimento: 20 porções
Ingredientes da massa
- 6 ovos
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 colheres (sopa) de óleo de soja
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 1 xícaras (chá) de água quente
- 2 colheres (sobremesa) de fermento em pó
- 1 colher (café) de sal
Ingredientes do creme
- 4 xícaras (chá) de leite
- 1 lata de leite condensado
- 3 unidade(s) de gema de ovo
- 5 colheres (sobremesa) de chocolate em pó
- 4 colheres (sopa) de amido de milho
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
- 1 lata de creme de leite gelado(s)
Ingredientes do recheio
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 xícaras (chá) de nozes triturada(s)
- 2 colheres (sopa) de leite em pó
Ingredientes da calda
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de água
- 1 unidade de canela em pau
- 3 unidades de cravo-da-índia
- 3 colheres(sopa) de rum
Modo de preparo Massa _____________ (bater) os ovos inteiros com o açúcar por 10 minutos. ___________ (diminuir) a velocidade da batedeira e _____________ (juntar) a água misturada ao óleo. ______________ (desligar) e _____________ (misturar) delicadamente a farinha peneirada juntamente com o chocolate em pó, o amido de milho, o sal e o fermento em pó. ________________ (colocar) a massa em assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. _____________ (levar) ao forno médio (180ºC), pré-aquecido, para assar. Creme _______________ (bater) no liquidificador o leite, o leite condensado, as gemas, o chocolate em pó e o amido de milho. ____________ (levar) ao fogo juntamente com a manteiga. ______________ (mexer) até engrossar. _______________ (retirar) do fogo. ______________ (juntar) a baunilha e o creme de leite. ____________ (colocar) um pedaço de filme plástico sobre a superfície do creme para não criar película enquanto esfria. Recheio _______________ (levar) ao fogo o açúcar com a manteiga. ____________ (deixar) caramelizar. ___________ (juntar) a castanha de caju ou as nozes, e _______________ (despejar) sobre mármore untado. ____________ (deixar) esfriar e ____________ (quebrar) em pedaços. ________________ (colocar) em um saco plástico com o leite em pó e ______________ (bater) com um martelo de carne para triturar. ______________ (reservar). Calda Numa panela, _______________ (misturar) todos os ingrediente, exceto o rum, e __________ (levar) para ferver em fogo baixo, por 4 minutos. _____________ (retirar) do fogo e ______________ (juntar) o rum. _____________ (reservar). Montagem do bolo ___________ (cortar) a massa do bolo ao meio, e __________ (regar) com a calda. ___________ (espalhar) uma camada farta de creme e metade do crocante. ____________ (colocar) a outra massa do bolo com a parte do corte virada para cima. ____________ (regar) com a calda, ______________ (espalhar) o creme por todo o bolo e _____________ (salpicar) o restante do crocante por cima. __________ (levar) à geladeira. __________ (servir) bem gelado. Dica: de preferência, ____________ (preparar) esse bolo de véspera, pois fica mais gostoso. |
Estratégias
1. Apresentar para os alunos diferentes textos instrucionais. Após a socialização e leitura dos textos, é importante a construção de um quadro com as características dos textos instrucionais, principalmente, das receitas.
2. Retomar a função e formação do modo imperativo.
3. Entregar uma folha para cada aluno com a receita sem os verbos conjugados e pedir para que completem os espaços considerando a função da receita e a formação do modo imperativo (a atividade pode ser realizada em pequenos grupos, pois a discussão será importante).
4. A correção pode ser feita na lousa com alunos voluntários. Durante a correção, poderá ser feito um diagnóstico dos avanços da turma em relação à flexão verbal e, se necessário, aplicar novas atividades com textos diferentes.
Comentários
Seria interessante que os alunos pesquisassem em casa e apresentassem para a turma diferentes receitas, nesse caso, o estudo pode ser mais significativo, pois os textos poderão trazer histórias de família.
Preparar uma receita escolhida pela turma ou fazer um lanche com os pratos trazidos pelos alunos também é uma boa opção para ampliar o estudo e mostrar a relevância dos textos no nosso cotidiano.
Pode-se aproveitar o estudo sobre receita para retomar o estudo sobre numerais e mostrar como os diferentes tipos de numerais aparecem nesse gênero.
Usar regras do jogo e manuais para refletir sobre o uso do imperativo também é interessante.