Português - Substantivo e imagem
Solange Lauro Marcondes
Substantivo e imagem
Objetivos
1) Compreender a importância do emprego do substantivo, principalmente em textos concisos como na poesia;
2) Motivar o aluno a elaborar uma poesia visual, utilizando-se dos valores dos substantivos;
3) Buscar maneiras novas de se relacionar com a arte e a escrita;
4) Criar um blog no qual as poesias sejam inseridas e divulgadas.
Comentário introdutório
Como explica Álvaro de Sá, a poesia visual pode ser definida como um produto literário que se utiliza de recursos (tipo) gráficos e/ou puramente visuais, de tendência caligramática, ideogramática, geométrica ou abstrata, cujo centramento gráfico-visual não exclui outras possibilidades literárias (verbais, sonoras etc.).
A poesia visual também se caracteriza por valorizar a imagem como entidade universal. A palavra, no caso, bastante explorada, compõe um todo harmônico capaz de permitir ao leitor várias leituras, de acordo com o nível do seu conhecimento, experiência de mundo, cultura e escolaridade.
Estratégias
1) Realizar, como aquecimento, uma pesquisa para conhecer diferentes poesias visuais. Veja, por exemplo, o texto "Rio: o ir", de Arnaldo Antunes:
2) Cada aluno, individualmente, por meio da técnica da escrita automática, deve registrar, durante cinco minutos, todos os termos e frases que lhe ocorrerem;
3) Selecionar alguns substantivos do texto, preferencialmente os substantivos concretos;
4) Tendo como base que substantivos concretos se relacionam a imagens e determinam textos figurativos, elaborar uma poesia visual.
Comentários
1) A poesia, evidentemente, não precisa conter rimas, pode ser escrita em forma de prosa (prosa poética);
2) O aluno deve valer-se de figuras de linguagem (metáforas, metonímias, onomatopéias) para reforçar o sentido figurativo do texto.
Sugestões
1) Montar o poema visual em papel Canson A4 e montar um mural na biblioteca ou na sala de aula;
2) Criar um blog na internet, para divulgação dos poemas visuais.