Português - Vocábulos árabes
Ana Rosa Silva
Vocábulos árabes
Objetivo
Estudar as palavras de origem árabe presentes na língua portuguesa.
Comentário
A língua árabe pertence ao ramo semita, referente aos descendentes de Sem, o filho mais velho de Noé. Esse nome de origem bíblica designa povos do Oriente que falam línguas aparentadas entre si. O árabe falado na Arábia Saudita, no Egito, na Tunísia e no Marrocos não é o mesmo, mas esses países conseguem se entender reciprocamente. Considera-se o verdadeiro e permanente árabe aquele em que está escrito "Corão" (al-qura'n), livro sagrado dos islamitas.
Estratégias
1) A partir de um banco de palavras organizadas em ordem alfabética, explicar que a maioria das palavras de origem árabe é iniciada por "al". Algumas delas sofreram mudanças no seu significado. Outras não, como a palavra "alvará", documentada na língua desde 1328, que significa "o texto que autoriza", muito presente na área jurídica até hoje.
2) É importante ressaltar, porém, que existem várias palavras que não começam com "al", mas têm origem árabe. É o caso de:
- Açafrão, açougue, açude, anil, argola, assassino;
- Beduíno;
- Calibre, califa, chafariz, cuscuz;
- Elixir, enxaqueca, enxoval;
- Fardo, fulano.
3) Exemplos de algumas palavras árabes inseridas na nossa língua, de uso geral:
- Açoite, açude, alambique, alarde, alaúde, alcatéia, alecrim, alfaiate, alferes, alcalino, alcatraz, alcatrão, alcova, álcool, aldeia, alfazema, alfinete, alforria, algarismo, algazarra, algema, algodão, alicate, alicerce, almanaque, almoxarife, almofada, alquimia, alqueire, alvoroço, armazém;
- Gazela, girafa;
- Jarra, javali;
- Mameluco, marcassita, matraca;
- Oxalá;
- Recife, refém, resma;
- Sultão;
- Taça;
- Vizir;
- Xarope, xerife.
4) Uso na culinária:
- Alcatra, alcachofra, alcaparra, almôndega, alface, acelga, açúcar, arroz, azeite, azeitona;
- Espinafre;
- Gergelim;
- Laranja, limão;
- Tâmara, tamarindo.
Atividades
1) A partir da lista de palavras estudadas, sugerir aos alunos uma pesquisa extraclasse. Solicitar que tragam textos com palavras árabes. Podem ser de jornal, revistas, receitas etc.
2) Poderá ser feita uma troca, entre os alunos, das palavras encontradas e um debate sobre o que eles descobriram.