Biologia - Anatomia de um molusco
Cristina Faganeli Braun Seixas
Anatomia de um molusco
Objetivos
1. Observar a anatomia externa de um molusco.
2. Analisar a anatomia interna, comparando-a com uma ilustração.
Comentários
A lula é um molusco que pertence à classe dos cefalópodes (cefalo = cabeça e podes = pés). Seu corpo é dividido em cabeça, massa visceral e tentáculos.
Diferente de seus parentes - como os caracóis (gastrópodes) e os mariscos (bivalves) -, as lulas não apresentam uma concha externa, mas uma parte externa macia. Internamente, esse molusco apresenta uma estrutura denominada "pena", uma espécie de concha interna das lulas, de constituição córnea e formato semelhante ao de uma pena de ave.
A classe dos cefalópodes é dividida em octópodes (oito tentáculos) e decápode (dez tentáculos). A lula é decápode, enquanto o polvo é octópode. Sua massa visceral é alongada e seu corpo é envolvido pelo manto, através do qual a água circula, passando pelas brânquias.
Seus órgãos estão dispostos como mostra a figura abaixo:
Material
- 1 lula inteira por grupo
- 1 pinça
- 1 tesoura cirúrgica
- jornal
- 1 figura contendo a anatomia interna da lula
Estratégias
1. Formar grupos de cinco alunos.
2. Disponibilizar os materiais acima para cada grupo.
3. Pedir para que abram o jornal e coloquem a lula sobre o papel.
4. Orientá-los quanto à dissecação, ressaltando que a incisão deve ocorrer de uma extremidade à outra.
5. Abrir o animal e comparar com a ilustração, observando e identificando os diferentes órgãos, bem como sua disposição.
6. Depois de finalizar a observação, cada grupo será responsável pela limpeza de seus materiais e da bancada de trabalho.
7. Cada grupo deve produzir um relatório.
Dicas
O professor também poderá levar à classe um exemplar de decápode, com o intuito de comparar as duas anatomias externas. Depois, pode conservá-lo em formol para futuras comparações.