Biologia - Ciências Naturais no cotidiano
Cristina Faganeli Braun Seixas
Ciências Naturais no cotidiano
Objetivos
1) Observar a presença da ciência em nosso cotidiano.
2) Comparar os aspectos biológicos, físicos e químicos no processo de obtenção do álcool.
3) Reconhecer a importância econômica do álcool.
Comentários
A chamada Ciência da Natureza envolve as disciplinas de Biologia, Física e Química, principalmente no que se refere à descoberta dos fenômenos naturais, na resolução de situações-problema, na percepção do avanço da tecnologia etc. No que se refere ao ensino médio, é importante que aluno perceba a presença dessas questões no cotidiano, conectando as informações, aberto ao desenvolvimento e aprimoramento da ciência e, também, de suas relações com as diferentes áreas do conhecimento.
Procedimentos
1) O professor deverá resgatar como ocorre o processo de fermentação (e seus diferentes tipos), apresentando as semelhanças e diferenças entre fermentação alcoólica, acética e láctica, de maneira que o aluno perceba a importância da ação do ser vivo (fungos ou bactérias) nesses processos, ressaltando-se o aspecto biológico.
2) Em seguida, os alunos deverão atentar para a transformação química ocorrida, pois a partir do açúcar se obterá o álcool etílico, por exemplo.
3) O professor deverá explicar a equação química e solicitar que os alunos registrem em seu caderno todas as informações.
4) O professor deve lembrar sobre a utilização do álcool como produto de limpeza e de higienização, priorizando seu uso como combustível, pois a partir da combustão o processo químico observado fornecerá energia para o funcionamento de veículos, verificando-se assim o aspecto físico.
Dicas
Acessar os vídeos abaixo e visualizar o funcionamento do motor a partir da combustão: