Biologia - Embriologia
Cristina Faganeli Braun Seixas
Embriologia
Objetivos
1) Reconhecer a fecundação.
2) Definir embriologia.
3) Identificar as etapas da formação do embrião.
4) Observar e identificar os folhetos embrionários e a origem de diferentes partes do corpo.
Comentário introdutório
Embriologia define-se pelo estudo dos embriões. Para que um embrião seja formado é necessário que ocorra a fecundação, ocorrendo a formação da célula-ovo ou zigoto. O zigoto realizará a duplicação das células, formando duas (blastômeros).
Quando apresentar aproximadamente 12 blastômeros se denomina o estágio de mórula. Em seguida há a formação da blástula, esta é uma esfera oca, onde a camada de células envolve a blastocela (cavidade).
Posteriormente há a gástrula, esta forma o arquêntero, a mesoderme e a ectoderme. E, por fim, a nêurula forma o tubo neural, ocorrendo no final da anterior. Os folhetos embrionários são a endoderme, mesoderme e ectoderme. Cada um é responsável por determinada parte do corpo:
- Ectoderme: forma a dentina, a pele, encéfalo, medula espinhal.
- Mesoderme: musculaturas estriada e lisa, sistema circulatório, etc.
- Endoderme: o revestimento internos dos órgãos, sistema digestório e seus órgãos anexos, etc.
Estratégias
1) Resgatar o conceito de fecundação (externa e interna), a formação do zigoto e as sucessivas divisões celulares através do processo mitótico.
2) Demonstrar através de esquemas na lousa que ocorrem sucessivas divisões celulares e diferenciações nas células.
3) Colar na lousa, três cartazes sobre a mórula, blástula e a gástrula, fora de ordem, solicitando aos alunos que observem e tentem ordenar os mesmos, verbalizando as diferenças entre os processos e justificando assim a seqüência determinada.
4) Apresentar outro cartaz sobre a nêurula, pedindo para que expliquem o fato ocorrido.
5) Através dos diferentes cartazes, o professor deverá identificar e nomear os três folhetos embrionários.
6) Em seguida questionará os alunos, sobre a função de cada um deles. Tentando relacioná-los às partes do corpo formadas pelos respectivos folhetos.
7) Após a discussão oral, o professor pedirá aos alunos que registrem em seu caderno as etapas da embriologia, nomeando-as e descrevendo-as, além de realizarem uma tabela, conforme modelo abaixo:
Folhetos embrionários | Função (formar) |
ECTODERME | |
MESODERME | |
ENDODERME |
Sugestões e dicas
1) O professor poderá solicitar que os alunos pesquisem em diferentes fontes sobre figuras e/ou imagens das etapas da embriologia, colando-as em seu caderno.
2) Aquele aluno que apresenta facilidade em desenhar, também poderá fazê-lo.