Biologia - Menstruação
Cristina Faganeli Braun Seixas
Menstruação
Objetivos
1) Identificar o processo da menstruação.
2) Reconhecer a ovulação, bem como sua interdependência em relação à menstruação.
3) Identificar e reconhecer a importância dos hormônios na fase do ciclo reprodutivo feminino.
Materiais
Texto: Menstruação: Entenda essa fase do ciclo reprodutivo feminino, no site Educação, do UOL.
Estratégias
1) Perguntar inicialmente aos alunos se sabem definir menstruação e explicar por que ela ocorre.
2) Entregar o texto aos educandos e solicitar que eles espontaneamente façam a leitura em voz alta.
3) Discutir as informações do texto.
4) Colocar na lousa a definição de ovulação e menstruação, para que os alunos analisem a relação entre os dois processos e suas diferenças.
5) Solicitar que registrem isso no caderno, por meio de esquema que enfatize a ação dos hormônios e as alterações no corpo feminino. Os alunos deverão se basear na seqüência apresentada no texto e/ou em outra fonte de consulta.
6) Construir coletivamente uma tabela do ciclo menstrual.
Sugestão
O professor poderá convidar um ginecologista para ministrar uma palestra para a classe.