Espanhol - Imperativo y Pronombre
Carolina Valéria Leon Leite
Imperativo y Pronombre
Objetivos
- Desenvolver o desempenho gramatical em espanhol.
- Adquirir vocabulário em espanhol.
- Aprimorar habilidades linguísticas em língua estrangeira.
Estratégia
1. Lembre da regra do uso do pronome após o verbo, no caso do Imperativo Afirmativo: o Imperativo se usa muitas vezes acompanhado de pronomes pessoais
(complemento); estes são escritos numa só palavra também nos seguintes casos.
a) Quando um verbo leva um pronome em função do Objeto Indireto (me / nos, te / os, le, se / les, se): Ponme el abrigo, por favor.
b) Quando um verbo leva dois pronomes: Objeto Indireto + Objeto Direto; nesse caso primeiro vai o pronome Objeto Indireto, logo depois o Objeto Direto: Trae el abrigo y pónmelo, por favor.
c) Se o objeto indireto é de 3ª pessoa, "le" e "les" são substituídos por "se". Exemplos:
¿Le doy la leche a la niña? Sí, dásela, por favor.
Les llevo estos dulces a mis abuelos, ¿vale? Sí, claro, llévaselos.
Pronombre Reflexivo | Despiértate | |
Pronombre Objeto Directo | Cógelo | |
Imperativo + | Pronombre Objeto Indirecto | Dame |
Pronombre Reflexivo + Pronombre Objeto Directo | Póntelo | |
Pronombre Objeto Indirecto + Pronombre Objeto Directo | Tráemelo |
Atividades
- Alguns alunos lerão em voz alta a regra, para socializar com seus colegas o que foi lembrado.
- Como aquecimento, os alunos terão de trabalhar em duplas para completar o primeiro grupo de exercícios de Imperativo + pronombre:
Exercício
1. (pagar, tú) la cuenta:.....................................
2. (Dar, tú) la llave del auto a tu madre:....................
3. (repartir, tú) las pruebas: ....................
4. (llevar, vosotros) las cartas: ....................
5. (vender, nosotros) la casa de la playa: ....................
6. (Mirar, tú) las fotos del cumpleaños: ....................
7. (Ponerse, tú) los pantalones nuevos: ....................
8. (decir, vosotros) la verdad al policía: ....................
9. (Decir, tú) a paloma que la quiero: ....................
10. (Pedir, vosotros) dinero a vuestros amigos: ....................
11. (Respetar, ustedes) las señales de tráfico: ....................
12. (controlar, tú) la bebida alcohólica: ....................
13. (contar, vosotros) a vuestro padre el problema: ................
14. (jugarse, vosotros) la suerte: ....................
15. (Sujetar, vosotros) al perro: ....................
1. Págala | 2. Dásela | 3. Repártelas | 4. Llevadlas | 5. Vendámosla |
6. Míralas | 7. Póntelos | 8. Decídsela | 9 .Decidle | 10. Pedídselo |
11. Respétenlas | 12. Contrólala | 13.Contadle | 14. Jugáosla | 15. Sujetadlo |
- Após o preenchimento dos verbos, a classe confere as respostas e o professor esclarece possíveis erros.
- Depois, o professor divide a classe em grupos de 3 alunos, para dar as ordens a um suposto robô, que fará algumas tarefas por eles determinadas. Exemplo: O robô deverá cozinhar. Para isso, terá uma lista de 20 ações que deverá executar, de maneira sequenciada:
1. preparar la cena: prepárala
2. cocinar las papas: cocínalas
3. pelar las zanahorias: pélalas
4. encender el horno: enciéndelo
5. asar el cordero: ásalo
6. agregar la sal: agrégala
7. arreglar la mesa: arréglala
etc.
- Há outras possibilidades de tema: ordenar la habitación, limpiar la casa, llevar a los niños a la escuela, organizar un pic-nic etc.
- Cada trio fará sua proposta de ordens para o robô.
- A seguir, socializarão as ordens, em voz alta, com o resto da classe.
- Finalmente, podem escolher a melhor proposta e encená-la.