Topo

Ensino Fundamental

Espanhol - Língua e cultura

Claudine U. Whitton

Língua e cultura

Comentário

Os filmes são recursos apreciados pelos alunos. Ao saber explorá-los, o professor conta com aliados poderosos. Um "vício" de alguns profissionais é passar um filme inteiro a seus pupilos (o que pode ou não ser adequado) e limitar o uso do audiovisual ao contato com a língua em sua forma original.

O intuito deste plano é fazer o professor refletir sobre a forma pela qual poderá explorar os temas e subtemas que os filmes sugerem, demonstrando como, às vezes, uma única cena pode ser um elemento interessante, capaz de desencadear inúmeras discussões em sala de aula.

Objetivos

  • Observar e discutir com os alunos como compreendem uma situação comunicativa entre dois falantes nativos (identificação das idéias principais, elementos secundários que ajudam quando há dificuldades de compreensão auditiva, etc.).
  • Estimular os alunos a empregar frases comparativas, usando más que, menos que, tan... como, etc., bem como frases que emitam opinião: yo creo que..., pienso que..., etc.

Ponto de partida

Uma cópia em DVD do filme "Volver", do cineasta espanhol Pedro Almodóvar.

Estratrégias

1) Vá ao capítulo 13 do filme e avance até se deparar com a cena na qual o personagem Agustina vai ao programa "Dónde quiera que estés".

2) Peça que os alunos identifiquem a razão pela qual o personagem vai ao programa, que tipo de programa é, o que era esperado da personagem e o desenlace da cena.

3) Mostre aos alunos como o diretor espanhol faz uma sátira dos programas de apelo popular e, por outro lado, apresenta um típico programa da televisão espanhola.

4) Os alunos podem se ater ao formato do programa e discutir a respeito: se há programas desse tipo no Brasil, quais são eles, em que medida os programas brasileiros se assemelham ao retratado no filme (em termos de cenário, participação da platéia, enquadramentos, etc.).

5) Leve a discussão para questões culturais: para que servem esses programas? Que contribuições trazem ao telespectador? Qual é a função da televisão: cultura ou entretenimento?

Sugestões

Você pode conduzir a atividade de modo que ela não termine em uma única aula. Outras atividades, decorrentes desta, seriam: a retomada dos diálogos para tratar de questões lingüísticas e a produção de uma redação individual a respeito da tevê e os programas de apelo popular. Conhecendo os alunos com os quais trabalha, o professor saberá adequar propostas pertinentes aos objetivos que necessita atingir.

Ensino Fundamental