Física - Espelhos Planos
Paulo Augusto Bisquolo
Espelhos Planos
Ponto de Partida
Pode ser a leitura dos artigos espelhos planos 1 e espelhos planos 2 que se encontra no site Educação do UOL.
Objetivo
Provar a primeira e a segunda lei da reflexão experimentalmente através das reflexões de um feixe de laser incidente em um espelho plano.
Estratégias
- Apresentar aos alunos a primeira e segunda lei da reflexão, mostrando as reflexões especular e difusa. Mostre aos alunos que a reflexão difusa também obedece à segunda lei da reflexão. Deixe claro que os raios refletidos saem de maneira difusa, porque a superfície refletora é irregular;
- Mostre que a reflexão especular é uma característica dos espelhos planos;
- Faça a construção da imagem de um ponto objeto diante de um espelho plano, a partir daí mostre que imagem e objeto estão à mesma distância em relação ao espelho plano;
- Faça a construção da imagem de um objeto extenso diante de um espelho plano. Mostre que objeto e imagem são enantiomorfas, ou seja, se uma pessoa levanta o braço direito diante de um espelho plano, a sua respectiva imagem levantará o seu braço esquerdo.
Atividade
- A atividade sugerida exige como material uma folha de sulfite branca, uma ponteira laser, um espelho plano, uma régua e um transferidor. Ela tem como finalidade mostrar para os alunos a segunda lei da reflexão e o seu procedimento simples está listado a seguir.
Na folha de sul fite trace uma reta onde será colocado o espelho plano e trace outra reta incidindo na reta do espelho. Essa segunda reta será uma espécie de guia onde será colocado o feixe de laser. Observe a figura abaixo:
Coloque o espelho sobre a reta desenhada no sul fite e faça o feixe de laser incidir na superfície do espelho seguindo a reta chamada de guia. O efeito obtido será algo parecido com a figura a seguir:
Faça uma marca no sul fite por onde passa o feixe de laser refletido e trace uma reta do ponto de incidência no espelho até a marca feita posteriormente;
Em seguida trace uma reta normal a superfície do espelho no ponto onde o feixe do laser incidiu. Meça o ângulo entre a reta normal e o raio incidente e depois meça o ângulo entre o raio refletido e a reta normal usando um transferidor.
Se a atividade foi bem sucedida, teremos como resultado que o ângulo de incidência (i) e o angulo de reflexão (r) serão iguais.
Sugestões
A atividade proposta é rápida e bem ilustrativa e pode ser feita na própria sala de aula, por isso é interessante formar grupos de alunos para fazerem esse experimento;
Para um efeito melhor é interessante apagar as luzes da sala;
Peça um relatório com objetivo, material, procedimento e conclusões.