Física - O problema de Faraday
João Freitas da Silva
O problema de Faraday
Ponto de partida
Retomar a descoberta de Öersted fazendo a seguinte pergunta: considerando o experimento de Öersted, será possível conseguir corrente elétrica a partir de um campo magnético? No desenrolar das discussões, apresentar outra pergunta: o que podemos fazer, na prática, para provar a resposta à primeira pergunta?
Objetivos
Retomar as discussões sobre a relação entre eletricidade e magnetismo, resgatando (a) o fato de que corrente elétrica está associada a campo magnético, (b) a importância do experimento de Öersted e (c) suas conclusões.
Depois, destacar que é possível conseguir corrente elétrica a partir de um campo magnético, desde que trabalhemos com a variação desse campo. Levantar hipóteses sobre (a) o que é preciso para comprovar essa idéia na prática e (b) quais as dificuldades que Faraday teve para realizá-las, bem como suas conclusões.
Estratégia
1) Iniciar a aula retomando os estudos realizados por Öersted e suas conclusões. Os alunos devem comentar sobre os experimentos, suas implicações e conclusões. O professor complementa as informações, se necessário.
2) Depois de concluir que corrente elétrica está associada a campo magnético, apresentar a seguinte questão: considerando o experimento de Öersted, será possível conseguir corrente elétrica a partir de um campo magnético? Os alunos discutem e apresentam suas idéias.
3) O professor organiza as idéias na lousa, salientando as justificativas apresentadas.
Sugestões
O professor pode utilizar o texto Öersted, Faraday e o motor elétrico - 1 para tirar possíveis dúvidas dos alunos e, também, aprofundar a discussão.
Considerando que a maior parte das respostas pode ter utilizado apenas opiniões como justificativas, o professor apresenta a seguinte questão: o que podemos fazer, na prática, para provar a resposta encontrada?
Mesmo que algum aluno já tenha visto ou ouvido falar do experimento de Faraday, a pergunta continua válida, devendo, então, ser formulada de outra maneira: como podemos fazer isso na prática?
Depois de os alunos apresentarem suas idéias, primeiro em grupo e, em seguida, para toda a classe, elabora-se com eles uma estratégia para verificar se é possível ou não obter-se corrente elétrica a partir de um campo magnético.
Podem surgir respostas como: basta se colocar um ímã próximo a um fio, e observamos o que acontece. Assim, é importante que o professor destaque a necessidade de se medir a corrente, utilizando-se um amperímetro.
Aproveitar a aula para discutir com os alunos as possíveis dificuldades encontradas por Faraday na realização de seus experimentos.
Materiais
- Um amperímetro (ou multímetro);
- Um ímã reto ou cilíndrico;
- Um fio de cobre esmaltado ou encapado de, aproximadamente, 8 m de comprimento e 0,5 mm de diâmetro.
Sugestão
O professor pode solicitar que os alunos escrevam dissertações sobre as dificuldades que Faraday teria encontrado para realizar seus estudos e pesquisas.