Física - Refração da luz (2)
Paulo Augusto Bisquolo
Refração da luz (2)
Tema
Estudar refração da luz.
Ponto de partida
Pode ser a leitura do texto Refração da luz que se encontra no site Educação do UOL.
Objetivos
Apresentar o fenômeno da refração, as suas aplicações no dia a dia e as leis que regem esse fenômeno.
Estratégias
- Comece a aula dando exemplos cotidianos de fenômenos que são conseqüências do fenômeno da refração da luz.
- Mostre aos alunos que ao passar de um meio transparente para outro meio transparente diferente a luz muda a sua velocidade.
Mostre que se a incidência for oblíqua, além da mudança da velocidade, também ocorrerá uma mudança na trajetória da luz.
- Em seguida, mostre que para determinado meio transparente, a luz adquire uma velocidade diferente. Depois disso, defina o índice de refração absoluto.
- Fale para os alunos que o índice de refração muda para cada cor que compõe o espectro visível para aquele meio transparente específico.
Use como exemplo, tabelas de índice de refração como a que está representada no artigo mencionado no ponto de partida.
- Apresente as leis da refração e dê ênfase a lei de Snell e Descartes. Mostre que quando a luz incide em um meio transparente e diferente, além de poder sofrer uma refração, sofre também uma reflexão.
- Mostre os desvios sofridos pela luz quando penetra em um meio de maior índice de refração, com o raio refratado se aproximando da reta normal.Ou em um meio menor índice de refração, com o raio refratado se afastando da reta normal.
Atividade
- Como sugestão de atividade, apresente um roteiro detalhado para uma experiência que está no plano de aula Refração da luz
- Resolva alguns exercícios com os alunos para fixar os conceitos de índice de refração e a lei de Snell e Descartes.
Sugestões
- Exemplos de fenômenos relacionados à refração: uma piscina cheia de água que parece mais rasa, o arco-íris e o prisma. Mencione o efeito da miragem, mas só comente esse assunto superficialmente caso os alunos não conheçam o fenômeno da reflexão total.
- Para exemplificar o fenômeno da dispersão luminosa, você pode levar para a sala de aula um prisma transparente. Além do prisma, a ilustração da capa do disco "The Dark Side of the Moon", do Pink Floyd é um bom exemplo ilustrativo do fenômeno.