Geografia - Ambiente e economia
Ambiente e economia
Objetivos
1) Compreender as contradições entre o atual modelo de desenvolvimento econômico e a preservação do meio-ambiente;
2) Compreender as três visões predominantes sobre a questão: desenvolvimentismo, preservacionismo e conservacionismo;
3) Conhecer os conceitos essenciais da questão: recursos renováveis e não-renováveis, desenvolvimento sustentável, etc.
4) Saber transpor as questões teóricas para a realidade em que o aluno está inserido.
Ponto de partida
Leitura do texto Ambiente e economia: da Conferência de Estocolmo ao conceito de desenvolvimento sustentável.
Estratégias
1) O professor deve conduzir a leitura do texto propondo que os alunos o leiam em casa, individualmente, e façam um levantamento daquilo que não entenderam na leitura. Na sala de aula, essas dúvidas serão posteriormente expostas e esclarecidas através de exposições e discussões;
2) Propor pesquisa sobre os principais problemas ambientais do mundo atual, quais suas causas e conseqüências. Verificar se existe nestes problemas algum que se relacione diretamente com a comunidade local em que o aluno se insere;
3) Encomendar aos alunos um levantamento de problemas ambientais na localidade em que ele vive;
4) Debater o que pode ser feito para combatê-los e em que medida os alunos e a escola podem contribuir com esse combate.
Atividades
Devem ser propostas a partir dos resultados do debate desenvolvido no item anterior. A título de sugestão, pode-se pensar em:
1) Organizar um programa de coleta seletiva de lixo na escola;
2) Criar uma campanha de conscientização e sensibilização da comunidade para o problema;
3) Realizar um ato público, manifestando a preocupação dos alunos com a questão e procurando envolver os outros integrantes da comunidade escolar nessa manifestação;
4) Envio de carta coletiva ou abaixo-assinado para as autoridades responsáveis, solicitando a tomada de providências.