Geografia - Avaliando o desenvolvimento
Luiz Carlos Parejo
Avaliando o desenvolvimento
Conceitos
Desenvolvimento econômico e social, saneamento básico, longevidade, qualidade da educação, gráficos, tabelas, mapas, IDH, renda per capita, distribuição de renda, taxa de mortalidade infantil.
Objetivos
O aluno será capaz de ler, analisar, compreender, descrever, produzir gráficos, tabelas e mapas de fenômenos socioeconômicos e compará-los. Também será capaz de associar esses fenômenos à distribuição espacial dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Para desenvolver essas habilidades e competências, ele deverá:
1) Coletar dados sobre escolaridade, taxa de analfabetismo, renda per capita, distribuição de renda, taxa de mortalidade infantil e expectativa de vida em alguns países;
2) Organizar esses dados em uma tabela, por ordem alfabética;
3) Transformar esses dados em gráficos, se possível a partir de algum programa de informática, organizando os dados a partir da maior ou menor intensidade do fenômeno;
4) Dividir os países, a partir da análise dos gráficos e da tabela, nos seguintes grupos: com melhores indicadores sociais, com piores indicadores sociais e com indicadores sociais bons em algumas áreas e inadequados em outras;
5) Pesquisar sobre as atividades econômicas (e a distribuição da População Economicamente Ativa - PEA) mais importantes dos países com os melhores e piores indicadores sociais e sobre os percentuais (em relação ao PIB) de investimento em saúde, educação, saneamento básico, etc.
6) Estabelecer relações entre os países dos diferente grupos e propor uma teoria para explicar as diferenças quanto ao nível de desenvolvimento.
Estratégia
1) Dividir a sala em grupos. Cada grupo ficará encarregado de pesquisar sobre alguns países de diferentes níveis de desenvolvimento (o ideal é que sejam de diferentes continentes);
2) Pesquisar e ler os textos do UOL Educação sobre o tema;
3) Cada grupo, no decorrer da pesquisa, deverá expor como e onde pesquisou e como organizou os dados, estabelecendo uma cooperação entre os diferentes grupos;
4) Os alunos deverão organizar um texto comparando o resultado de suas pesquisas com a classificação de IDH da ONU, expondo a metodologia de pesquisa e as conclusões de cada grupo.
Conclusão da atividade
1) Fazer um debate sobre os caminhos para o desenvolvimento, tomando por base a pesquisa e os conhecimentos sobre o Brasil;
2) Fazer uma exposição sobre situações extremas de desigualdade social.