Geografia - Blocos econômicos
Cláudio Mendonça
Blocos econômicos
Objetivos
1) Compreender o papel dos blocos econômicos no mundo atual.
2) Conhecer os principais blocos e as diferenças existentes entre eles.
3) Entender que a formação de acordos regionais não é incompatível com o processo de globalização.
4) Representar informações do texto de forma cartográfica.
Estratégia
1) Leitura individual dos textos: Blocos econômicos, Mercosul e União Européia no site Educação.
2) Verificação das mudanças recentes ocorridas na composição da União Européia e do Mercosul.
3) Representação cartográfica.
Representar no mapa base 1 com cores diferentes a evolução da União Européia, nos últimos 15 anos:
UE- 1992
UE- 1995
ZONA DO EURO - 2002
UE - 2004
UE- 2007
Representar com cores no mapa base 2 a evolução do Mercosul e pintar os países do Nafta:
MERCOSUL - 1995
MERCOSUL - 2006
ESTADOS ASSOCIADOS
PAÍSES DO NAFTA
Pontos para discussão
1) Discussão em grupo das vantagens e desvantagens do processo de integração regional.
2) Pesquisar na imprensa ou na Internet, levantar as dificuldades enfrentadas pela Turquia para a sua adesão à UE e tirar um conclusão do grupo sobre esta questão.
3) Discutir se o Mercosul funciona de fato como uma União Aduaneira e pesquisar sobre os problemas enfrentados por este bloco regional para uma integração mais completa.
4) Pesquisar e discutir quais os ganhadores e perdedores no interior do Nafta.
Conclusão da atividade
1) Montar um pequeno mural ou cartaz com os mapas e as conclusões do grupo e apresentar os resultados para a classe.
2) Após a conclusão do trabalho os murais podem ficar expostos por algum tempo em sala de aula ou qualquer outro espaço adequado.